Jesus Christus

Jesus Christus
Click on Image

domingo, 18 de abril de 2021

TÉCNICA DAS DEITADAS & MEDITAÇÃO!

A PODEROSA BENÇÃO DE SABER RELAXAR!


A TÉCNICA DAS DEITADAS citada no meu artigo MEU CAMINHO & MINHAS EXPERIÊNCIAS, de forma bem resumida, em meio a vários outros tópicos, daria um capítulo de um livro, bem como dos demais tópicos, como da Sincronicidade. E como precisamos, URGENTE, não apenas estar informados quanto ao que ocorre no Planeta para não sermos pegos de surpresa, o outro passo essencial é mantermos nossa vibração no nível máximo possível e por isso a simples técnica das deitadas – como a denominei ao querer explicar para alguém há tempo atrás – pode ser uma das maneiras de ativar sua CONEXÃO com ALGO ESPIRITUAL.

E HOJE, ao complementar o tema,  quero acrescentar que a TÉCNICA DAS DEITADAS equivale a MEDITAR, pois o que ocorre ao o corpo deitar com o propósito (a intenção! E isso é, de fato, o xis da questão!), para relaxar a MENTE e não apenas o corpo?  A mente relaxa como a sujeira de uma água, que deixada quieta, vai depositando no fundo os sedimentos e a água se torna clara.

Ou seja: toda MEDITAÇÃO bem sucedida realiza uma limpeza nas águas da mente, não exatamente purificando a  sujeira de imediato, mas assentando a sujeira, que temos em forma de estresse consciente e subconsciente e, estando limpa, a mente, o SER, o SELF ou seja quem for seu modelo espiritual mais elevado, vai lhe inspirar com algo. Pois a mente deveria ser a tela do Self, SER, Atman, do Espírito,  ou do Pai. Mas se tornou a tela monopolizada pelo ego! Agora imaginem o estrago que isso causa na vida! A tela mental nunca está desocupada... salvo por segundos numa oração sincera, numa meditação bem sucedida e similares.

E se também for usar de objetividade, ao, por exemplo, se propor a entender algo sobre sua vida material, ou afetiva, ou sobre sua jornada espiritual, e se realmente relaxar e esquecer o objetivo proposto (para não ficar apegado e bloquear o resultado!), vai ter algum tipo de intuição, visão, impulso para ler algo depois, ou se nada ocorrer, vai ocorrer algo nas próximas horas ou dias, pois significa que o tempo precisa de um tempo para te levar a resposta – às vezes é preciso entrar em cena um encontro com uma pessoa, um livro, um cenário, seja o que for.

Talvez fosse bom criar um DIÁRIO DAS DEITADAS e seus objetivos e o que se apresentou em função disso. Pois o fato de escrever reforça não só seu pedido interior ou exterior (a alguém, um Mestre, seja de qual religião for), mas vai, também, dar mais clareza ao se deparar com uma resposta em forma do que for (livro, intuição, conversa, etc) e ao expor tal no diário, e a descrever, vai criar maior consciência, evitando que seja necessário repetir experiências desnecessárias.

Tal diário pode ser em forma de áudios ou salvar um Word.doc só para esta finalidade, ou mesmo um corpo de e-mail que será mantido no modo rascunho, enfim, ache seu jeito de tornar suas deitadas mais objetivas, ou melhor:

- USÁ-LAS, DE FATO, COMO UMA TÉCNICA!

Veja mais abaixo DICAS DA BÍBLIA, DE OSHO E DE RAMANA!

 

MEDITAR – DEITAR – RELAXAR – CONFIAR

Não andeis ansiosos...

Maria fez melhor que Marta...

Sejam preguiçosos...

 

COMO SURGIU ESTE ARTIGO COMPLEMENTAR

- De uma deitada sem propósito algum.

- Depois abri ao acaso páginas chaves para mim no livro EU SOU AQUILO.

 - E quando achei que tinha finalizado, fui colocar arroz integral no fogo e o amendoim de molho e nisso me vem os 3 tópicos acima na mente,  para completar o texto.

 

DETALHES EM COMUM DOS 3 TÓPICOS

Quando você inicia uma jornada interior de entrega e confiança, seja por qual meio for, e tanto pode se orientar por uma figura externa como Buda, Jesus, ou alguém mais atual, fato é que você não terá compulsão de fazer, de agir, pois ao incluir fases de silêncio em sua vida diária, nem que sejam 5 minutos matinais e a noite no início, e depois alguns minutos durante o dia, verá que tudo flui de acordo com o melhor cronograma, o qual o ego, ou a mente racional, jamais seria capaz de organizar de forma tão perfeita.

Portanto, aqui também entra a frase da Bíblia Buscai pelo Reino dos Céus e todo o mais vos será dado de acréscimo.

Como o Reino Real realmente é interior e não fora, mas isso tampouco importa, e sim que quem der PRIORIDADE na busca pela CONEXÃO com ALGO ELEVADO, atrai o melhor cronograma para si e coligados, visto que o que vem do ALTO ou do INTERIOR é um plano que visa O MELHOR para todos, e não apenas para si e isso tem um efeito altamente gracioso (de espargir graça, de graça...).

As DEITADAS recomendadas também têm esse efeito, pois sugerem confiança, entrega e a busca por soluções além ego. O único jeito de testar é fazer. E não basta uma vez, como tudo na vida, tudo exige constância e, sobretudo, certa ordem, portanto, não adianta um dia relaxar 5 minutos no sofá de cansaço e acabar dormindo, e no outro fazer as Deitadas ou Silêncios recomendados, e no outro não fazer nada. Claro que haverá quem levará muito tempo para instalar uma rotina, e não importa, importa que NUNCA DESISTA E INSISTA até começar a fluir uma rotina sem esforço...

Seria como se você fosse à Academia um dia sim, outro dia não, daí de novo semana que vem, MAS VOCÊ VAI e um dia pega o gosto e vai por gosto todos os dias e sem esforço.

Robert Adams explicava a seus buscadores, que quando se instala certa rotina na prática espiritual, tal prática agracia todos os campos da vida da pessoa – e isso é de fato. Seja o trabalho ou profissão que fizer, verá que vai fluir de forma sutil e altamente compensadora; nas relações dentro do possível também (pois carmas fortes exigem mais tempo e mais trabalho interior por assim dizer), enfim, toda a vida da pessoa será altamente beneficiada. As provas serão sutis, mas de um sabor delicado inigualável. Só não inicie uma prática já esperando tais resultados – isso vai bloquear a prática e os resultados. Faça e esqueça.

 

MAIS DICAS PARA APRENDER A DAR PRIORIDADE AO ESSENCIAL

 

DICAS DA BÍBLIA

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. Filipenses 4:6

Enquanto Marta se fatigava na la­buta caseira, Maria, sua irmã, assentada aos pés de Jesus, totalmente absorta, ouvia os seus ensinos. Bebia cada uma de Suas palavras. Ela sabia que o serviço era coisa secundária. Ela não podia perder a oportunidade de prestar adoração ao Mestre e receber Dele os ensinamentos.

Marta não podia saborear os ensinos de Jesus, pois estava muito preocupada com pormenores e coisas secundárias. Ela começou a se consi­derar vítima, e passou a acusar a irmã diante do hóspede amado. Sua irritação era tão grande que ela incluiu Jesus na acusação: 

“Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha?” 

E foi além, atrevendo-se a dar ordens ao Mestre: 

“Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me” (Lucas 10.40).

Então, a voz do Mestre se fez ou­vir: 

Marta! Marta! andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário, ou mesmo uma só cousa” (Lucas 10.41-42).

Fonte:

https://ultimato.com.br/sites/estudos-biblicos/assunto/igreja/marta-e-maria-duas-irmas-duas-atitudes/

 

DICAS DE OSHO

A descrição abaixo é de uma carta do Tarô Zen de Osho – não sei se ele compôs tais cartas ou se usaram seus ensinamentos para formatá-lo, e embora aqui ele distinga preguiça de não-fazer (Wu-Wei), em outros momentos, ele, ao invés de dizer “não faça nada”, dizia algo como “sejam mais preguiçosos”, pois uma pessoa que não se sente inclinada a correr para lá e cá, e relaxa, e encara com menos tensão alguns fatos ou tem outra rotina, será classificada como preguiçosa, ou sem ânimo, ou sem objetivos pela maioria das pessoas. E, de fato, muitas vezes nem a pessoa sabe que no fundo está certo – muitos se culpam...

Quando você está preguiçoso, o sabor é negativo: você simplesmente sente que não tem energia, sente-se entediado; sente-se sonolento; você simplesmente se sente morto.

Quando você está num estado de não-fazer, então, você está cheio de energia -- é um sabor muito positivo. Você tem energia total, transbordante. Você se sente radiante, borbulhante, vibrante. Não há sonolência, você está perfeitamente consciente. Você não está morto -- você está tremendamente vivo...

Há certa possibilidade de que a mente o iluda: ela pode racionalizar a preguiça como sendo não-fazer. Ela é capaz de dizer "Eu me tornei um mestre Zen", ou "Eu acredito no Tao , mas você não estará enganando ninguém. Apenas a você mesmo. Esteja alerta, portanto.

 

Na busca por uma frase onde Osho fala da vantagem de quem sabe ser preguiçoso, topei com mais  2 links, contendo frases chaves de Osho, que vale a pena ler para re-fletir, pois, com certeza todos sabemos disto de um jeito ou outro hoje, mas na época de Osho ele inovou encontrando novas dimensões em conceitos até então bem cristalizados.

https://www.awebic.com/licoes-osho/

https://incrivel.club/inspiracion-psicologia/30-frases-de-osho-para-conectarnos-con-nuestra-espiritualidad-839460/

 

DICAS DE RAMANA

Quanto o artigo estava pronto (o revisei ontem) e quis postá-lo (hoje, 17.04.21), e a internet simplesmente muda, fui ler algo.

Nota: tenho sinal na net, mas nada abre; falo do notebook – o celular está carregando e também não escrevo postagens com ele, salvo algo curto para o facebook, mas não para o blog.

Então, enquanto esperava ver alguma reação da internet, abri ao acaso no livro BE AS YOU ARE (SEJA QUEM VOCÊ É), que tenho em alemão,  de RAMANA MAHARSHI – na verdade é uma coletânea de diálogos de buscadores da Verdade e do último sentido da vida ou o maior, junto a RAMANA, diálogos esses organizados por David Godman de tal modo que primeiro seguem as perguntas mais simples e depois as mais complexas.

Detalhe importante – Ramana tinha por hábito ajudar a alma buscante no ponto que se encontrava e, por isso, muitas vezes recomendava técnicas elementares porque sabia que seria por aí que tal alma tinha que amadurecer para então chegar na técnica do ATMA-VICHARA (ver post MEU CAMINHO... para maiores detalhes sobre a técnica citada).

PERGUNTA DE UM BUSCADOR

Ele quer saber se deve se retirar do mundo para realizar seu processo espiritual. Ramana (como em quase todas perguntas similares), responde que ninguém precisa deixar o mundo, apenas se tornar consciente do Ser que sustenta a vida e toda forma de energia – e fazendo isso, deve trabalhar e se manter centrado no Ser e isso vai trazer grandes bênçãos.

(Lembro que para outro buscador, Ramana deu o exemplo de alguém que está apaixonado e trabalha com um sorriso nos lábios e nos olhos – não sei que termos usou, estou usando meus – e assim devemos trabalhar – lembrando de forma subliminar do Ser).

DETALHE ESSENCIAL

Mas na pergunta citada acima, da página 167, Ramana ainda diz:

Wenn Sie ohne Hast und mit Sammlung arbeiten, braucht Ihre Arbeit oder Ihr Dienst kein Hindernis sein.

Se você trabalhar sem agitação e com concentração, seu trabalho ou seu serviço não será um entrave [a sua vida espiritual].

E antes disso, mais acima (vi agora), ele disse na resposta longa a esse buscador:

... Haben Sie keine Eile damit, lassen Sie sich Zeit! Halten Sie die Errinerung an Ihr wahres Wesen lebendig, auch während der Arbeit, und vermeiden Sie Hast, die Sie das wahre Wesen vergessen lässt. Üben Sie Meditation, um den Geist zu beruhigen und ihn seiner wahren Beziehung zum Selbst gewahr werden zu lassen, von dem er getragen wird. ...

Não tenha pressa com isso, dê-se o devido tempo! Mantenha a lembrança de seu Real Ser vivo, também durante o trabalho e evite a agitação, que fará com que se esqueça de seu Ser Real. Pratique Meditação para acalmar a mente e para que ela possa ficar consciente sobre sua real conexão com o Ser, que a sustenta.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário