Jesus Christus

Jesus Christus
Click on Image

sexta-feira, 17 de maio de 2019

GATOS: CISTITE, CONSTIPAÇÃO OU CÁLCULOS?

DICAS PRECIOSAS DIVERSAS
 Blanca, depois de curada, no colo!

Tive uma emergência com minha gata (Blanca) e isso me levou a fazer um monte de pesquisas na internet, porque a veterinária local estava ausente e outros fatores juntos fizeram com que tivesse que me virar por conta...
Disso resultou um conhecimento amplo sobre o tema do título: saber diferenciar que, por exemplo, cálculos dá mais em gatos machos e castrados prematuramente (entre outros fatores talvez, mas esse artigo é só para dar uma noção geral – pesquisem mais, pois quanto mais a gente sabe, menos nossos pets sofrerão). Gatas são mais propensas a cistites, e constipação dá em ambos... enfim...
Leia com calma e carinho, seu gato ou gata merecem. Pois me dei ao trabalho de salvar aqui os melhores vídeos e comentários e no final comento sobre o que aprendi e o que usei para minha gata, que ficou curada, seja da cistite, seja da constipação (geralmente uma acompanha a outra).


VÍDEOS PRECIOSOS SOBRE OBSTRUÇÃO URINÁRIA

OU SEJA: SEU GATO MACHO NÃO CONSEGUE FAZER XIXI!


Assistam primeiro ao vídeo da clínica para entender algumas coisas de forma mais didática, inclusive  ver como são tais cálculos e como a medicina veterinária trata de tais.

E depois assistam ao vídeo da Gislaine e decidam, sendo que um envolve altos custos e o outros custos mínimos, mas, o melhor é evitar mesmo este sofrimento ao seu gato macho. Por isso vá lendo e vendo o que pode fazer para evitar a formação de cálculos, desde não castrar cedo demais seu machinho, como: garantir que ele beba água suficiente e dar alguma vitamina C para ele.
No final então terá dicas para Cistite em Gatas e Constipação.

Procedimentos clínicos (Clínica Veterinária Arca de Noé)


Honestamente fiquei chocada com este vídeo - como os procedimentos cirúrgicos são "agressivos", mesmo salvando o bichano, por isso acho que vale a pena fazer DE TUDO PARA EVITAR que seu gato macho necessite mais de uma intervenção, se for o caso. Assista e analise.

Procedimento doméstico (da Gislaine)


Vídeo 2 com detalhes de como preparar a seringa (ela esqueceu de mencionar a dipirona ou meloxicam, em caso de muita dor – vão lendo)



GATO DESNUTRIDO & DAR REMÉDIOS

- Preparar uma papa com algum sachê com gelatina sem sabor
- ou Glicopan da Agropecuária (veja descrição no final – é um fortificante)
- Água de coco também hidrata e mineraliza
Dar a mistura meio líquida na seringa de 10 ml

Assim vai  poder dar a GLICERINA, pois é preciso que o gato esteja alimentado e hidratado para se poder dar algum remédio, inclusive a mistura abaixo. Vejo muitos comentários, que, ao que indica, não reforçaram seu bichano antes para poder processar a glicerina.

Como salvar gato debilitado que não come

Gato que não se alimenta em 2 dias entra em lipidose hepática, comprometendo o fígado e para se recuperar tem que comprar um medicamento muito caro.

Patê Caseiro para Gatos com Fígado de Galinha

400-500 gr fígado / 6 gramas de gelatina / 1 copo de água
Eu fiz com sachê para gatos e gelatina sem sabor.


RECEITA DA GLICERINA PARA DESOBSTRUÇÃO DE CANAL

- RECADO DA GISLAINE NOS COMENTÁRIOS DO VÍDEO DELA:

PESSOAL A GLICERINA LÍQUIDA EH DE USO EXTERNO DE PASSAR NA PELE - NÃO EXISTE GLICERINA PARA USO INTERNO
 - SERVE QUALQUER UMA DESDE QUE SEJA DE FARMÁCIA.

- Aprox. 2 ml de Glicerina medicinal ou comprada na farmácia
- Dipirona aprox 0,5 (meia) gota por kg.  Máx 5 gotas.
(ou Meloxicam se o gato sentir dor intensa – aprox 1 mg por gato normal)
- várias gotas de limão puro
- 1 colher de mel ou leite de condensado para melhorar o sabor
- 1 ml de água se for o caso

Aplicar até 3 vezes ao dia mas o animal tem que estar alimentado.

Considerando que ele pode expelir uma parte, sempre é bom por um pouco a mais de Dipirona, explicou Gislaine.
A dipirona é o analgésico certo (nunca usar paracetamol ou  ácidoacetilsal... ou seja, aspirina explica).
A glicerina vai amolecer as pedrinhas (ou cálculos) renais que são do tipo grão de arroz e vai sair feito creme ou então, se estiver muito duro, aparece mais.
Sugere tomar com umas gotinhas de limão e mel para o gato sentir algum prazer de tomar ou leite condensado (lembrando que mel é muito melhor, inclusive é laxante).

COMENTÁRIOS PRECIOSOS DO VÍDEO DA GISLAINE
Boa tarde! Eu me chamo Cássio, sou biomédico. Eu não costumo acreditar nessas receitas de internet mas, diante do desespero e depois de ter gasto bastante dinheiro com veterinários, resolvi tentar. Aparentemente não fez efeito algum, mas hoje  ao ir no veterinário pra que ele fizesse uma desobstrução urinária com uma sonda, vimos as pedrinhas moles como você falou. O meu gato  estava tão fraco que não conseguiu expelir elas mesmo comigo fazendo massagem. Conclusão: funciona mesmo. Muito obrigado pela sua ajuda. Um profissional é essencial mas ajuda é ajuda e essa sua ajuda salva vidas sim. Parabéns!
Porque você não substitui o limão pela vitamina C em gotas. Eu dou 1 gota por peso pros meus gato CEWIN. Ela destrói os cristais e não deixa formar pedra. Controle o estresse dele com chá de erva cidreira todos os dias. Boa tarde! Obrigado por compartilhar o vídeo.
Eu usei esse remédio no meu gato na sexta e, hoje no domingo, ele está recuperado, já come e bebe água, vamos compartilhar esse remédio é milagroso!
Gente eu fiz pro meu cachorro que já é idoso e não conseguia urinar, a bexiga já estava inchada e ele com dor dei essa mistura a ele melhorou já está até comendo normalmente. Só tenho a agradecer por essa dica 

Depois de dias internado em clínica veterinária, fazendo desobstrução através de sonda, meu gato voltou pra casa e seguiu obstruindo, precisou apenas de 1 dia aplicando sua receitinha pra ele melhorar! Está urinando sem dificuldade e em jatos contínuos! Muito obrigada por salvar a vidinha dele ♥️

Liguem em uma farmácia de manipulação e peçam para manipular taurina, 500mlg por kg de ração. Aqui em minha cidade sai 7 reais 30 capsulas. Ela evita a formação de cálculos.

Oi! Cloreto de magnezio PA na dose certa todos os dias não deixa formar cálculos segundo Dr Lair Ribeiro.
[O problema é o gosto sem graça – eu não consigo tomar!]

Bom dia! Quero agradecer a essa dica maravilhosa, salvou minha gata, em apenas um dia de aplicação do remédio ela já teve ótimos resultados, o dipirona cortou a dor pois ela estava muito inquieta, foi quase instantâneo a melhora com ele. Depois de um dia aplicando a medição ela já fez xixi, aí no outro dia ela também defecou que estava um pouco ressecada, eu vi que quando da alguns cálculos pode acontecer de o gato também não defecar. Enfim me ajudou muito numa hora que não tinha condições nenhuma de levar ela no veterinário. Agradeço mesmo toda a ajuda 😍

Um dos meus gatos foi desobstruído em setembro de 2018 na clínica veterinária, depois de sedado e anestesiado. Durante 7 dias levei-o para tomar soro com antibióticos. O exame de ultra-som apontou problemas renais. Ele ficou até os dias atuais, comendo ração renal. Há 3 dias, percebemos que estava com dificuldade de urinar. Anteontem, seguindo suas dicas, fiz este procedimento, mas, dei só um pouquinho, com receio. Como estava com muita dor, também dei 4 gotas de cetoprofeno diluída em água. Ontem ele amanheceu expelindo uma urina avermelhada. A noite, dei 2 ml dá mistura de glicerina. Hj ele amanheceu com a barriga totalmente desinchada. O local em que dormiu, encharcado de urina. Tive que lavar e colocar para secar. Enfim, ele melhorou muito. Está bebendo mais água. O único problema é que não está aceitando a ração seca, que no momento é a Renal da Equilíbrio. Mas, está pedindo alimento. Já visualizei o vídeo em que você ensina a alimentação ideal para gatos debilitados. Só tenho a agradecer pelo seu trabalho. Com certeza está salvando muitas vidas. Não se preocupe com críticas negativas. O seu trabalho voluntário é muito mais importante.
Coloca pote de água por todo canto da casa, fiz isso e deu certo, agora meus gatos tão bebendo mais água.
[copiei aqui para dizer que se alguém precisar usar do recurso acima, favor dê dipirona antes para não sentir dor]

Gente essa receita é muito boa sim, mas vocês tem que massagear as partes íntimas do gatinho, porque como ele lambe muito e pode estar até machucado as vezes a entrada gruda e seca e não vai sair nada todo dia de manhã eu pegava um algodão com água ou com a própria glicerina e massageava pra tentar abrir pq tava tudo seco.ai teve um dia que vi que tava aberto mais mesmo assim ele não mijava peguei um fiozinho da vassoura e passei no álcool e enrolei o meu gato bem no pano para ele não sair pq o processo doi, ai quando consegui tirar o pipi dele pra fora enfiei só a pontinha do fiozinho nele e na hora o jato de xixi saiu eu comecei a chorar de alegria e vi a alegria dele em estar aliviado,e fui apertando aquela bola na barriga dele que é a bexiiga dele cheia e fui apertando e ele mijando até que ela murchou.ainda to no tratamento da glicerina e jogando água comida e remedio tudo na seringa la dentro da garganta dele se não ele não aceita de jeito nenhum.
Gente. Meu gato obstruiu. Estava com uma nuvem de cálculo na bexiga. Motivo, ração seca. Não é sódio que obstrui. É o carboidrato. [...] Dêem sempre alimentação natural com carne crua. Ração mata nossos gatos. Pesquisei muito. Outra coisa. Os veterinários recomendam amitriplina. Esse medicamento ferra com o gato. Melhor remédio é prozasina, único que dilata a uretra corretamente. Ficar sondando o gato vai machucando a uretra com o tempo. O ideal é á dissolução dos cálculos, medicamento e mudança de alimentação. Se você nao quiser matar seu gato aos poucos, parem de dar comida seca agora!

Olá! Acho que meu gato começou a ter obstrução, peguei ele tentando fazer xixi e vi no pênis dele acho que era cristais ,ele começou fazer xixi em lugares que nunca fazia, ele quase não toma água, vi um vídeo no YouTube p colocar um pouco de água na ração e deixa um pouco, ela incha, absorve a água e eles comem a ração com água junto sem perceber,ate agora meu gato não conseguiu fazer xixi uma vez,por enquanto ele esta fazendo poucas vezes mas faz,o que você acha?


COMENTÁRIOS DE OUTROS VÍDEOS

- Pessoaaaallll peguem a ração do seu gato, e amassem com uma colher até virar pó, depois você pega um pouquinho de água quente e mistura até virar uma papa, e compra um suplemento vitamínico, que se chama Hemolitan pet, e coloca meio ml a 1 ml do suplemento, e mistura e dê na seringa para seu gato. Isso salvou a minha gata, e não vi em vídeo nenhum. Antes disso eu também dei remédio de verme para a gata.

- Minha gatinha tava assim, dei água de Coco na seringa e forcei ela tomar para não desidratar e ela depois de 2 dias voltou a comer e hoje ela está bem, insista em da água de coco e [use] sachê comida de gato não por muito tempo até ela voltar a comer. E beber água.


VÍDEOS E DICAS DIVERSOS RELACIONADOS

Felinos - problema urinário. Dica muito importante


- Ração seca tem muito sal, e dar mais comida caseira (carnes e outros)
- Ela dá a entender claramente que rações em geral são nocivas

 

Glicopan  (similar é o Hemolitan – descrição mais abaixo)
Para auxílio à recuperação física e melhora do estado geral. Estimula o apetite, mantém a vitalidade e disposição. Energético e especialmente rico em nutrientes como nucleotídeos e glutamina, está indicado para a melhora da condição nutricional e também no preparo para exposições e competições.

Glicopan Pet combina aminoácidos prontamente assimiláveis, vitaminas do Complexo B e Glicose, propiciando resposta rápida na melhora do estado geral do animal.

Modo de Usar: 
Para ser usado por via oral puro, adicionado ao alimento ou na água de bebida.
Para Caninos, Felinos, Mustelídeos e Répteis: 0,5 mL por kg de peso corporal ou 7 gotas por kg de peso corporal, duas vezes ao dia (dose máxima diária: 40 mL).
Para Aves e Roedores: 1 mL, ou 15 gotas, diluído em 100 mL de água de bebida (10 mL por litro de água de bebida), ou ainda 3 a 4 gotas, uma vez ao
dia, diretamente na boca.

Modo de Usar Hemolitan Pet


Pode ser utilizado por via oral puro, adicionado ao alimento ou na água.

Para Caninos, felinos, mustelídeos e répteis:
- Dose inicial: 0,1mL por kg de peso corporal ou 2 gotas por kg de peso corporal, duas vezes ao dia.
Dose de manutenção: metade da dose inicial.
Aves e roedores:
- Dose inicial: 1 mL, ou 22 gotas, diluído em 500mL de água de bebida, ou 4 gotas em 100mL, uma vez ao dia.
- Dose de manutenção: metade da dose inicial.

Vinagre orgânico de maçã

Esse vinagre não contém pesticidas e nem produtos químicos, diferente de outros vinagres não orgânicos, e ajuda a criar um ambiente alcalino ao aumentar o pH, o que evita que o ácido úrico se cristalize, ajudando também a dissolver os cálculos renais já existentes.
Além disso, o vinagre orgânico contém altos níveis de potássio, benéfico para os rins. Adicione de 2 a 4 colheres de sopa de vinagre em 300 ml de água; isso ajudará a alcalinizar o sistema e ajudará a dissolver os cálculos renais.

Limão limão ajuda a dissolver os cálculos renais devido ao seu alto teor em citrato (ácido cítrico), além de também ser rico em potássio. Aumenta o pH da urina por ser levemente alcalino e ajuda a manter o rim limpo.



MEDICAMENTOS TÓXICOS PARA GATOS


RECEITA COM GLICERINA TAMBÉM...



Olá, ja tive um gato com pedras, dizem que é da ração ou da própria genética, siamêses tem muito problema com isso. Está semana estou passando isso com outro siamês meu :(. Porém da outra vez eu curei o meu gato com uma receita que um amigo me ensinou: eu dava glicerina medicinal com umas gotas de limão na seringa. 2ml 3 vezes ao dia, e foi assim que ele ficou bom é meio difícil de acreditar porque é uma coisa tão simples e barata e não faz mal nenhum. Só tive dificuldade de encontrar a glicerina medicinal que é aquela que pode ser ingerida precisa ser da medicinal agora estou administrando o mesmo remedinho pro outro gato e já vi melhoras.

CONCLUSÕES GERAIS & MEDIDAS PREVENTIVAS

- Entendi que além do procedimento “salva-gatos” e “salva-bolsos”, pode-se tomar várias medidas preventivas para evitar ao máximo ter que fazer tais procedimentos, seja via veterinário, seja via caseira e, sobretudo, expor o animal a dores periódicas:
- SE FOR MACHO, castre seu bichano – busque uma outra cidade próxima e se cadastre em algum órgão, ou quando tem faculdades de Veterinária na região, também existe este serviço, mas não antes dos 6 meses, pois por um dos vídeos ou comentários ficou claro que isso fomenta a formação de cálculos.
- VITAMINA C ou VINAGRE DE MAÇÃ ORGÂNICO ajudam a evitar a formação de pedrinhas... vou experimentar deixar umas gotas do vinagre na água, mas aos poucos, uma gota por 2 litros talvez, para não perceber e lentamente se acostumar com um leve sabor... isso só faz bem (leiam o artigo do link que postei acima). É que a vit C de limão fresco, em 15 minutos em contato com o ar ela perde seu efeito. E antes de comprar Vit C química, prefiro usar o Vinagre pois ele tem vários benefícios. Lembre-se, o vinagre orgânico é mais caro, mas é remédio... quanto você gasta com remédios?
- PRINC SE VOCÊ SÓ TEM UM GATO OU QUE SEJA TRÊS, não hesite em comprar uma ração melhor conforme comentários – isso vai ajudar para evitar vários problemas. Ou faça comida caseira e alterne... uma semana ração e uma semana comida ou uma refeição ração e a outra comida caseira...

DICA LEGAL DO VÍDEO PARA ESTIMULAR GATOS A BEBER ÁGUA


- BEBER ÁGUA: os bichanos precisam beber água – como a gente – para evitar alguns males, entre eles a formação de cálculos. Portanto, dicas espertas incluem talvez comprar um filtro de barro e dar água mais pura, pois os bichanos são muito sensíveis – as águas são muito cloradas e por vezes tem cheiro forte. Eu mesmo só bebo água do filtro de barro que dizem é dos melhores do mundo... o cuidado é trocar os filtros regularmente e, claro, manter abastecido com água. Como vivo no campo vejo que os meus gatos buscam a água da chuva que coleto em alguns recipientes para beber.
Dica 2: comprei tigelas maiores de barro e lá deixo a água – no meu caso no sereno, que ajuda a tornar a água mais natural... acho.  Mas coletar água de chuva de cidade grande é fria... O que quero dizer é que nem toda água é saborosa e os gatos são sensíveis demais também neste ponto.
Dica 3: não usem logo cedo a primeira água que sai da torneira. Ela ficou a noite parada e a água costuma juntar no final todos os detritos que ela contém, mesmo que não os vejamos. Portanto, deixe escorrer uma parte antes de usar – isso vale para tomar, fazer café, etc. Se for o caso, aproveite a água para limpar algo.
Dica 4: por isso mesmo, troquem a água dos bichanos a noite, quando se usou água e ela está bem normal – mesmo porque assim ela descansa a noite e fica mais agradável no dia seguinte.

CISTITE & PRINC PARA AS GATAS

- é menos normal as gatas terem cálculos, porque a uretra é mais aberta

- ENROFLAXOCINA 50 MG / DIPIRONA
- nome genérico (baytril, chemitril)
- tem que usar pelo tempo recomendado, sem parar, incluso na bula estava escrito que depois de curar ainda usar por 48 horas (2 dias), para garantir o resultado – esse mal até humanos fazem, mal melhoram e param o remédio que deveria ser tomado mais dias...

CONSTIPAÇÃO EM GATOS

- veja que há várias causas, sendo a mais comum beber pouca água.
§  Engolir ossos ou corpos estranhos
§  Traumas
§  Bolas de pelo

§  Doenças do trato urinário
§  Dieta desequilibrada
§  Mudança de ambiente
§  Cuidados com a caixa de areia (caixa de areia suja, colocada em local inadequado, poucas caixas para mais de um gato, etc) Veja aqui erros comuns nos cuidados com a caixa de areia.


RECEITA PARA CURAR CONSTIPAÇÃO

3 batatas cozidas com casca
1 colher sopa de azeite
2 colheres de sopa de patê para gato
2 colheres da água de batata
Tire a casca e picote bem... (isso seria a fibra!!!) e misture o azeite, o patê e a água da batata.
Dar 2-3 dias para ele – se for constipação ele fica bom no primeiro dia, via de regra, se não melhorar, leve ao veterinário.


ÓLEO DE COCO – DICA DO VETERINÁRIO

Meu gato ta com a barriga inchada e com gazes, ele sai muito na rua e costuma fazer cocô por lá, por isso não sei se ele ta fazendo cocô normalmente. Ele come ração mas de vez em quando ele caça pássaros e come. O veterinário mandou eu dar 5ml de óleo de coco duas vezes por dia, ele disse q o óleo ajudaria a expulsar a comida q fez mal a ele... 
Posso dar óleo de coco ao meu gato?


MINHA GATA – MEUS PROCEDIMENTOS

Devido a ausência da veterinária local, consegui que o ajudante me receitasse o ENROFLAXOCINA 50 MG, visto que ela não estava conseguindo fazer cocô e/ou xixi – ficou difícil de detectar isso porque moro em chácara e não poderia ficar o dia todo olhando a gata... mas fiquei atenta e pude constatar, das vezes que a vi, que ela não estava conseguindo fazer, por isso fui fazer pesquisas na internet e constatei que o normal de gatas é ter problemas de cistite ou constipação, mas não cálculos. Sendo assim, fui seguindo minha intuição e além de medicá-la com Enroflaxocina a cada 24 horas, comecei a dar água de coco com gotas de limão, caso ela tivesse cálculos e também para hidratar; também dei água com umas gotas de vinagre de maçã orgânico que eu tinha em casa, e percebi que ela também ia beber água (eu dei em intervalos de 3 horas aprox – cada um), mas continuava apática, com o nariz seco e eu passei o pior fim de semana neste sentido. Ela ficava longe, escondida e eu com o coração na mão...

Porém, prossegui e daí fiz a papa com sache para filhotes (que comprei antes de ler que esse era mesmo o recomendado por ser mais fortinho), e ela lambeu e assim foi por 2 dias, sempre lambendo mais até começar a comer e daí fiz a receita da batata (acho que aveia em flocos também deveria ser laxante e chia – preciso checar isso), mas, na dúvida, fui pela dica já testada e, no quarto dia tomando o remédio e com meus cuidados, ela começou a comer ração e se recuperou totalmente. Que alívio!!!

ULTIMA DICA DESTE POST

Esta dica ganhei de minha ex-sogra, há 30 anos, quando adotei uma gata morando em São Paulo – ela disse para dar um comprimido de pílula para mulher por mês. Assim fiz. Ela só pegou cria quando parei de dar o comprimido e depois voltei a dar e ela não ficou mais prenhe. O mesmo fiz por desespero de 2 gatas muito ariscas, para evitar que dessem crias sem fim.

Dica: amasse o comprimido com uma colher até virar pó e misture com creme de leite ou nata, mas não muito, para garantir que ela lamba tudo e tem que ficar por perto para ter certeza. SE a gata for mansa e você não tem nem leite, coloque na garganta e se certifique que ela não vá cuspir o comprimidinho. Se usar leite nem sempre elas bebem até o fim quando sentem o gosto do remédio, por isso a nata é mais indicada. Ou com bastante leite em pó, para ficar meio papa.

É uma dica preciosa para os casos abaixo:
- Gatas ariscas...
- Você está sem dinheiro para castrar
- Você se inscreveu num programa e espera vaga
- Você está economizando para castrar

Não deixe de repassar a dica, pois há sofrimento demais envolvendo animais, por as pessoas não terem condições de castrar, seja por qual razão for. E não teste isso com cachorros, pois não acredito que funcione, visto que são maiores.
O que pode testar com cachorras, é que se ela entrou no cio e você viu, tente dar a pílula do dia seguinte no dia que ela se enroscou com algum cachorro – fiz isso no desespero com uma cachorra do meu irmão, e como era o primeiro dia, não sei se foi isso, mas ela não pegou cria. De qualquer modo estas dicas não são para usar a torto e direito – sempre prefira castrar seu animal, pois é uma despesa só e nunca mais terá problemas, nem precisa ficar memorizando se deu pílula, se esqueceu, se já ta na hora do outro cio... abra uma Poupança e opte pela castração pelo amor de seu pet e por amor a você, pois isso dará paz e tranquilidade.
Incluso se tem gatos machos, castre, mas como foi dito, prefira castrar depois dos 6 meses para evitar o problema da formação de cálculos – eu esperaria  um ano.
Oportunamente vou revisar este artigo, talvez organizar melhor, mas no momento vou postar assim para ajudar de algum modo, com alguma das dicas.



2 comentários:

  1. Esse compilado é muito bom! Ótimo trabalho! 😉👍🏼

    ResponderExcluir
  2. Gratidão Mandy - muito bom poder ajudar - e se achar, compartilhe pelo BEM DOS BICHANOS. Beijos.

    ResponderExcluir