Jesus Christus

Jesus Christus
Click on Image

sábado, 17 de julho de 2021

ROBERT ADAMS LIFE | A VIDA DE ROBERT ADAMS

CURIOUS DETAILS | DETALHES CURIOSOS

SOBRE A  EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL IMPACTANTE AOS 14 ANOS EM NY

ABOUT THE IMPACTFUL SPIRITUAL EXPERIENCE AT AGE 14 IN NY


https://en.wikipedia.org/wiki/Robert_Adams_(spiritual_teacher)

https://anyflip.com/wage/hhfu/basic/

http://the-wanderling.com/adams.html

Neste interim, o livro, que cito vez e outro, já foi traduzido:

SILÊNCIO DO CORAÇÃO - DIÁLOGOS COM ROBERT ADAMS

https://www.lojasatsangeditora.com.br/silencio-do-coracao-dialogos-com-robert-adams

Nota inicial do blog: SE você não tiver tempo ou ânimo para ler a introdução abaixo, vá direito para os diálogos entre Robert Adams com Joel Goldsmith e com Yogananda e role até as partes negritadas... talvez elas o inspirarão a ler os diálogos que selecionei para traduzir. Garanto que são MUITO interessantes e seria uma pena só comer a cereja do bolo!


É muito bom ter internet e é muito quando ela falha, como tem ocorrido ontem e antes de ontem. Acabei relendo coisas incríveis - uma delas é um PDF que havia salvo em inglês falando de detalhes curiosos da vida de ROBERT ADAMS (em meus LINKS ESPECIAIS há algo sobre ele). Muito inspirador para mim é o livro SILENCE OF THE HEART que tenho em alemão, onde se descrevem as perguntas,  e as respostas de Robert Adams a buscadores, tal como ocorria com Ramana Maharshi e outros. Nenhum deles escreveu algo - apenas se compilaram diálogos que foram registrados de diferentes maneiras.

Hoje vou traduzir partes da Wikipedia sobre a vida de Robert e algumas partes do PDF mencionado, que é parte de um texto para um filme sobre a vida de Robert, que não sei se acabou acontecendo. As partes que vou retirar e traduzir (do link ) se referem a um encontro de Robert com Joel Goldsmith (quem não o conhece!) e a conselho desse, seu posterior encontro com Yogananda e o diálogo entre ambos.


TRADUÇÃO DE PARTES DA VIDA DE ROBERT - DO LINK DA WIKIPEDIA - VIA DEEPL

Vida precoce

Robert Adams nasceu em 21 de janeiro de 1928 em Manhattan[4] e cresceu na cidade de Nova Iorque, EUA[5]. Adams afirmou que, até onde se lembrava, ele tinha tido visões de um homem de cabelos brancos, barbudo sentado aos pés de sua cama, que tinha cerca de dois metros de altura, e que costumava falar com ele em uma língua que ele não entendia[6]. Ele contou a seus pais, mas eles pensaram que ele estava brincando. Mais tarde ele descobriria que este homem era uma visão de seu futuro guru Sri Ramana Maharshi. Aos sete anos de idade, o pai de Adams morreu e as visitas pararam repentinamente[4].

Adams disse que então desenvolveu um siddhi [poder] pelo qual sempre que quisesse algo, desde uma barra de chocolate até um violino, bastava dizer o nome do objeto três vezes e o objeto desejado aparecia de algum lugar, ou seria dado a ele por alguém[7]. Se houvesse um teste na escola, Adams simplesmente diria 'Deus, Deus, Deus' e as respostas viriam imediatamente a ele; nenhum estudo prévio era necessário[4].

Despertar

Artigo principal: Século das Luzes (espiritual)

Adams afirmou ter tido um profundo despertar espiritual aos quatorze anos de idade. Era o final do teste final de matemática[1] e Adams não havia estudado nada para isso. Como era seu costume, ele disse "Deus" três vezes, mas com um resultado fenomenal e não intencional:[7]

Em vez das respostas, a sala está cheia de luz, mil vezes mais brilhante do que o sol. Era como uma bomba atômica, mas não era uma luz ardente. Era um lindo, brilhante, brilhante e quente brilho. Só de pensar nisso agora me faz parar e me maravilhar. Toda a sala, todo mundo, tudo estava imerso em luz. Todas as crianças pareciam ser miríades de partículas de luz. Eu me encontrava derretendo em um ser radiante, em consciência. Eu me fundi com a consciência. Não era uma experiência fora do corpo. Isto era completamente diferente. Percebi que eu não era meu corpo. O que parecia ser meu corpo não era real. Fui além da luz e me transformo em pura consciência radiante. Tornei-me onipresente. Minha individualidade havia se fundido em puro êxtase absoluto. Eu me expandi. Tornei-me o universo. O sentimento é indescritível. Foi uma felicidade total, uma alegria total. A próxima coisa que me lembrei foi o professor me sacudindo. Todos os alunos tinham ido embora. Eu era o único que restava na classe. Voltei à consciência humana. Esse sentimento nunca me abandonou [4].

Não muito depois desta experiência, Adams foi à biblioteca da escola para fazer um relatório do livro. Ao passar pela seção de filosofia,  encontrou um livro sobre mestres de ioga. Não tendo idéia do que era yoga, ele abriu o livro e pela primeira vez viu uma foto do homem de quem tinha tido visões quando criança, Bhagavan Sri Ramana Maharshi[4].

[...]

Adams ficou no Sri Ramanasramam durante os três últimos anos da vida de Sri Ramana Maharshi [9] [melhor fonte necessária] Durante este tempo ele teve muitas conversas com Sri Ramana Maharshi, e através de sua presença pôde confirmar e compreender melhor sua própria experiência de despertar para o Eu não-dual. [8] Na primeira dessas conversas, Ramana Maharshi disse a Adams que eles tinham estado juntos em uma vida anterior [10] Depois que Sri Ramana Maharshi deixou o corpo em 1950, Adams passou mais 17 anos viajando pela Índia [nota 3] e ficou com gurus bem conhecidos como Nisargadatta Maharaj, [nota 4] Anandamayi Ma, Neem Karoli Baba e Swami Ramdas para citar apenas alguns. Ele também passou algum tempo com professores menos conhecidos como Swami Brahmadanda "o bastão de Deus" na cidade santa de Varanasi [1]


DIÁLOGOS DE ROBERT ADAMS COM  

JOEL GOLDSMITH E YOGANANDA...


Do link abaixo  traduzi a parte inicial, para melhor contextualizar os trechos relatando os dados mais impactantes do jovem Robert - que não sabia o que havia lhe sucedido aos 14 anos, em plena aula de matemática, em Nova Iorque:

https://anyflip.com/wage/hhfu/basic/

O SILÊNCIO - A VIDA E O ENSINO DE ROBERT ADAMS".

por  Matthew Brown

Número de registro da Writer's Guild of America (West): 1432614

Fui convidado a escrever este roteiro por Edward Muzika, professor vivo na dupla linhagem de Nisargadatta Maharaj (por meio de Jean Dunn, estudante e transcriberista de longa data de Nisargadatta) e Ramana Maharshi (por intermédio de Robert Adams, professor iluminado) quando o visitei em Los Angeles, em março de 2010 [Ele fala aqui da visita a Muzika, pois Adams morreu em 1997]. Tenho o prazer de dizer que esta edição também incorpora algumas sugestões feito por David Godman, destacado estudioso e biógrafo de Ramana Maharshi.

Ofereço este roteiro para o mundo na esperança de que ele possa proporcionar alívio na forma do ensinamentos de sabedoria não dualidade da Advaita Vedanta.

Dedico este roteiro a Robert Adams, um professor que eu nunca conheci, mas cuja voz e a presença ressoa eternamente dentro de mim como amor. Om namah Shivaya, Om namah Arunachala, Om namah Sri Bhagavan Ramana Maharshi, Om namah Sri Nisargadatta Maharaj, Om namah Sri Robert. Om shanti, shanti, shanti, Om.


ENCONTRO COM JOEL GOLDSMITH

Blog: negritei diálogos chaves entre ambos!


INT. AUDITÓRIO, MANHATTAN, 1943 - NOITE

Robert e o tio Ralph entram em um grande auditório repleto de pessoas. Eles ocupam lugares próximos às costas. No palco há um pódio com um microfone acoplado a ele, atrás do qual alguns cortinas castanhas com um estandarte pendurado sobre elas: "VOCÊ É A CONSCIÊNCIA DE CRISTO".

Robert observa o rosto de Joel Goldsmith. Ele sorri maravilhado, escaneando algumas das outras pessoas de sua fila... sério... PESQUISADORES ESPIRITUAIS de vários setores da vida nova-iorquina nos anos 40.

JOEL G. (parte do discurso.)

Este reino espiritual, este mundo interior é tão real quanto o mundo que vemos, ouvimos provamos, tocamos e cheiramos - mais real que qualquer coisa. O que nós nos tornamos consciente através dos sentidos, eventualmente muda e desaparece, mas este mundo interior, essas glórias espirituais que são reveladas a nós, estas luzes espirituais com quem aprendemos neste tabernáculo [suponho que quis dizer, com este corpo material] - eles nunca desaparecem.

Robert se instala de novo em seu assento.

Joel Goldsmith oferece uma pilha de livros assinados ao tio Ralph.

Daqui para frente vou copiar as passagens chaves do link acima - e apenas revisar algumas evidentes falhas -e isso significa que vou traduzir do momento em diante em que Robert tem acesso a Joel G., após sua palestra:


TIO RALPH

Bem, eu fiz isso por ele.

(Indica Robert.) A idéia de vir aqui foi dele.

JOEL GOLDSMITH

Ah, sim? Você tem alguma pergunta...

Robert? Sobre o que você me ouviu dizer hoje?

Robert abana a cabeça.

JOEL G

Não costumamos ter tão jovens... Você vem aqui para um Relatório do livro da Escola Dominical ou algo assim?

ROBERT

Não. Eu só queria conhecer alguém como eu.

Robert estende sua mão.

JOEL GOLDSMITH

Como você?

Joel Goldsmith realmente repara em Robert pela primeira vez.

Hesitantemente estende sua mão .

JOEL GOLDSMITH (CONT.)

E como é isso exatamente, meu jovem?

Robert sorri para ele, olhando em seus olhos.

O assistente volta para dentro da porta.

ASSISTENTE

Joel, você tem pessoas esperando por autógrafos no lobby. E há um jornalista, eu acho que ele é do New York Times.

JOEL GOLDSMITH

Espere um segundo, Janey.

(Para Robert) Sente-se.

(Ao tio Ralph) Você pode ter um assento também, senhor.

Eles se sentam. Joel Goldsmith se volta para Robert.

JOEL GOLDSMITH (CONT.)

Então, meu jovem. Você pode me dizer mais sobre o porquê de você ter vindo aqui hoje? Eu sou todo ouvidos.

ROBERT

Acabei de ler seu livro. Meu psicólogo me disse que talvez eu gostasse de lê-lo, e o meu tio me deu por causa do que aconteceu comigo.

JOEL GOLDSMITH

E isso foi? (Olhando à porta).

ROBERT

Eu não sei. Mas o que você disse em seu livro - a consciência do  Cristo universal...

JOEL GOLDSMITH

Mm-hmm.

ROBERT

Acho que me dei conta disso.

JOEL GOLDSMITH

Você percebeu isso? Robert acena com a cabeça.

JOEL  (CONT.)

E o que exatamente foi que você realizou?

ROBERT

Nada. Eu só... me transformei nisso.

JOEL GOLDSMITH

(Levanta uma sobrancelha)

Enquanto você estava lendo meu livro? Bem, não é raro que muitas pessoas tiveram experiências onde estavam lendo meu livro e eles...

ROBERT

Não, foi antes de eu ter lido seu livro. Eu estive na aula de Matemática no ano passado e tivemos um teste, e como sempre eu não estudei nem nada, eu só disse o nome de Deus três vezes, porque isso é o que eu costumava fazer e as respostas viria até mim.

JOEL GOLDSMITH

Uh-huh.

ROBERT 

[conta sua experiência de ILUMINAÇÃO ou LIBERAÇÃO do ego]

Em seguida, a sala foi repentinamente preenchida com uma luz brilhante, e meus colegas de classe e tudo se transformou na luz, como se estivéssemos no meio do sol, exceto que não estava quente. Era agradável. E era como se eu pudesse ver todos, tudo foi feito de milhões de pequenas partículas leves. Eu pude ver todos os átomos, todos os elétrons, tudo.

JOEL GOLDSMITH

E então?

ROBERT

Depois tudo desapareceu, e eu ... expandido em todas as direções. Mas não era eu. Eu não era o corpo, porque eu podia ver em todas as direções de uma só vez. Acima - abaixo - direita - esquerda - para frente e para trás - tudo  ao mesmo tempo.

Joel Goldsmith troca olhares com o tio Ralph, que sorri e faz um gesto, como se dissesse:

 "Não sabemos o que fazer, também".

JOEL GOLDSMITH

(Inclinando-se para frente, lentamente)   E então?

ROBERT

(Introspectivo)

Então pude ver o universo inteiro.

Não, não ver exatamente. Eu era o universo inteiro, e tudo estava dentro de mim. As estrelas, os planetas, as galáxias... os átomos também, os elétrons (gestos em seu próprio braço) era tudo a mesma coisa. E eu era em toda parte, consciente de mim mesmo no meio de tudo, como... espaço.

Joel Goldsmith está sem palavras.

ROBERT (CONT.)

E então não havia espaço.

JOEL GOLDSMITH

O que havia?

ROBERT

Nada. (Sorrisos.)

Nada. Apenas... silêncio.

(Pausa.)

JOEL GOLDSMITH

(Limpa a garganta)

A experiência continua?

ROBERT

Não é realmente uma experiência, é apenas um pouco... Estou sempre ciente de que tudo é apenas consciência, e estou ciente do espaço que está em tudo, e é tudo. E o silêncio.

JOEL GOLDSMITH

Alguma vez isso muda? Alguma vez você vai de volta ao que você era antes, ou...

Robert abana a cabeça [negativamente].

Joel Goldsmith olha para a pilha de livros  nas mãos do tio Ralph... e aponta para eles...

Sua voz é agora gentil:

JOEL (CONT.)

Mas não vejo de que servem estes livros... o que podem fazer você, Robert. Para a maioria das pessoas, estas poderiam... apontar o caminho, ou abrir uma porta ou ser uma promessa de algo, mas...

ROBERT

Está tudo bem, Sr. Goldsmith. Eu vim aqui para ver você.

JOEL GOLDSMITH

Eu?

Robert acena com a cabeça.

JOEL  (CONT.)

Eu não sei se você entendeu isto, mas...

ASSISTENTE

(Voltando para dentro)

Joel, as pessoas estão...

JOEL GOLDSMITH

Segure [as pontas] honey [querida].

(Acena com a porta fechada. Fica perto de Robert).

Veja, Robert. Eu me sinto muito, muito feliz em conhecê-lo também.

ROBERT

Você pode me dizer o que aconteceu comigo?

JOEL GOLDSMITH

... Eu acho que você já sabe.

ROBERT

Mas eu não sei.

JOEL GOLDSMITH

Você acabou de me dizer, com todos os detalhes, que você nasceu de novo em Cristo-consciência. 

Você teve satori, nirvana, iluminação. Você despertou.

ROBERT

Mas o que isso significa?

JOEL GOLDSMITH

Robert - você viu todas essas pessoas lá dentro hoje?

ROBERT

Claro.

JOEL GOLDSMITH

Você viu o olhar em seus rostos enquanto eu estava falando? A esperança? A fé? Aquele anseio por Deus, por unidade total com o Cristo consciência, para uma consciência sem fim Graça transcendente?

ROBERT

Eu acho que...

JOEL GOLDSMITH

Bem, você conseguiu. Os nove inteiros pátios. Parabéns.

[Blog: Deve ser uma expressão para dizer que ele conseguiu realizar as 9 etapas ou todas as etapas para chegar à Consciência Crística, dito em termos cristãos].

(Em pé)

Você pode vir e me ver da próxima vez que eu falar? Eu quero ouvir mais sobre sua experiências. Eu falo aqui todos os meses. Basta voltar e me ver. Eu direi para deixá-lo entrar. Oh...

Joel Goldsmith pára antes de sair pela porta, escava em sua valise e tira uma cópia de capa dura, esfarrapada [do livro] Autobiografia de um Iogue de Paramahansa Yogananda.

JOEL GOLDSMITH

E leia isto. Yogananda pode ser muito mais capaz de ajudá-lo do que eu posso. Ele está nos Estados Unidos, ele tem um ashram em Encinitas, Califórnia.

INT. TREM PARA O BRONX, NOVA IORQUE, 1943 - NOITE

Na viagem de trem de volta para casa, Robert abre o livro na fotografia de YOGANANDA e olha para ela.


ENCONTRO COM YOGANANDA

ROBERT VIAJA PARA CALIFORNIA - PARA ENCONTRAR COM YOGANANDA

Blog: negritei diálogos chaves!


INT. ASHRAM DE YOGANANDA, ENCINITAS, 1945 - DIA

A fotografia do livro desvanece-se diante do atual Yogananda.

Robert está diante dele, carregando duas malas.

Yogananda, beatificante, é a cada centímetro o iogue indiano, vestido em longos trajes alaranjados e cabelos fluidos, rodeados por discípulos e devotos, estudantes americanos em túnicas laranja com cabeças raspadas, usando colares de contas de sândalo. O Sol brilha através das janelas abertas, o verde da Califórnia está além.

Yogananda está sentado em um pódio. Um altar atrás dele contem  fotografias de seus gurus, estátuas de divindades hindus Shiva, Vishnu, Ganesh, Kali, Laxmi, com tigelas de frutas, vasos de flores e fumaça de incensos acesos.

YOGANANDA

(Juntando as palmas das mãos)

Namaste.

ROBERT

... Olá.

YOGANANDA

Você é o jovem que veio aqui perfazendo todo  o caminho desde Nova Iorque?

Robert acena com a cabeça.

YOGANANDA (CONT.)

Você deixou sua família?

Robert acena com a cabeça.

YOGANANDA (CONT.)

E o que você quer de estar aqui?

ROBERT

Eu quero me tornar um monge na Self Realização Fellowship e viver aqui.

YOGANANDA

Primeiro iniciamos você. Depois, depois de alguns meses, vemos se esta vida de um asceta servindo a Deus combina com você. Quando você estiver pronto, podemos ver sobre a ordenação.


INT. ASHRAM DE YOGANANDA, PÁTIO DA FRENTE, 1945 - DIA

Na cela de monge, Robert olha para as malas enfiadas sob sua cama. Há túnicas laranja dobradas no berço, ele as coloca.

INT. ASHRAM DE YOGANANDA, SALÃO DE ORAÇÃO, 1945 - MADRUGADA

É madrugada, ainda escuro, talvez 4:30 da manhã. Robert se une a uma fila de monges e freiras americanos em túnicas laranja, na sala de oração.

Eles começam a cantar, unidos por uma harmônica, mesa (?) cítara e dholak (tambor de duas pontas.) "Ó Deus Belao" e "No Templo do Silêncio".

Através de tudo isso, Robert toma o ambiente, observa os gestos grandiosos de Yogananda.

Eles se sentam por um tempo em meditação, os vários participantes, ou wincing [tremendo levemente] em contemplação, sorrindo, chorando, abrindo um olho e mudando dolorosamente [de posição], ou adormecendo periodicamente.

Finalmente, um sino é tocado. Yogananda acende o incenso fresco e senta-se em sua mesa para dar sua palestra matinal.

YOGANANDA (parte da palestra)

...

A consciência do homem é feita de Deus e é à prova de dor. Todos os sofrimentos físicos e os mentais, de imaginação e erro de  hábitos humanos provem da identificação com o pensamento. Temos que viajar ao longo do caminho labiríntico de vida, visitando muitos filmes, casas de experiências variadas, entrando com a consciência de ser entretido e instruído. 

[Blog: Yogananda compara a vida com filmes variados que vivemos, casas diferentes que habitamos, sempre entretidos com tais experiências].

...

Por favor, tenha isto em mente durante o dia. Antes do café da manhã, eu gostaria que todos dêem as boas-vindas a alguns novos irmãos em nossa família espiritual: Ann de Atlanta, Joseph de Salt Lake City, e Robert de Nova York.

Os três iniciados ajoelham-se diante de Yogananda com a cabeça curvada.


YOGANANDA (CONT.)

Enquanto conduzimos esta iniciação, lembre-se que aqui somos uma família grande e feliz na escola de autorrealização, não apenas em nosso ashram, mas este mundo que compartilhamos [aqui]. Estamos unificados em nosso amor de Deus e nossa devoção ao serviço em nome do Divino.

Os estudantes reunidos murmuram com aprovação.

YOGANANDA (CONT.)

(Inclinando-se perto do ouvido de Robert)

Robert, você promete me amar, não importando o que você acha que me vê fazer?

ROBERT

(Seu rosto trai alguma hesitação)

... Claro.

A iniciação é feita. Em seguida, há aplausos.

As próximas cenas são da vida cotidiana na SRF:

Jardinagem comunitária; sessões de cânticos; palestras por Yogananda; cerimônias de oferenda devocional de frutas, flores e incenso às estatuas de deuses hindus como Krishna, Shiva, Ganesh, Kali e Laxmi; meditação em diferentes horas do dia na sala comum.

INT. ASHRAM DE YOGANANDA, SALÃO DE ORAÇÃO, 1946 - TARDE

Robert está sentado na sala de oração enquanto um estudante se aproxima de Yogananda.

ESTUDANTE

Desculpe-me Mestre...

YOGANANDA

Sim, meu querido? 

ESTUDANTE

Mestre, eu vim pedir sua permissão para ir ver minha família em Michigan para Natal. Será apenas para dois semanas, e eu estava pensando em voltar em 10 de janeiro... mas se você pensa isso é muito tempo, talvez eu devesse ficar aqui neste Natal e ir no próximo ano? Ou...

YOGANANDA

(Sorrindo docemente)

De jeito nenhum, meu filho, é claro que você pode vá visitar sua família. Você deve visitar eles, eles sentem sua falta.

ESTUDANTE

Obrigado Mestre, obrigado.

Estudante se curva, sai.

Robert fecha os olhos novamente.

Yogananda volta a cuidar do altar quando ESTUDANTE #2 se aproxima.

ESTUDANTE #2

Mestre...

YOGANANDA

Sim?

ESTUDANTE #2

Mestre... eu estava pensando... se está tudo bem, se eu pudesse ir ver minha família no Oregon para o Natal... apenas por duas semanas.

Yogananda se afasta.

ALUNO Nº 2 (CONT.)

Tudo bem para você?

YOGANANDA

Você está falando sério? Ou você está tentando brincar comigo?

ESTUDANTE #2

Bem, eu...

YOGANANDA

Como ousar sequer mencionar tal ideia ridícula? Visitar sua família! Absolutamente não. Volte para sua cela imediatamente e fazer a recitação mantra até o jantar. Não perca meu tempo com tais perguntas novamente.

O aluno nº 2 se curva e sai, humilhado.

Yogananda lança um olhar sobre Robert.

YOGANANDA (CONT.)

Meu caro rapaz, você está aqui há há quase um ano.

Robert acena com a cabeça.

YOGANANDA (CONT.)

Você me acha irracional?

Robert sacode a cabeça.

YOGANANDA (CONT.)

Um tirano terrível?

Robert sacode a cabeça.

YOGANANDA (CONT.)

Um déspota benevolente?

Robert sacode a cabeça.

YOGANANDA (CONT.)

Mas você certamente deve me achar um hipócrita, tendo visto minhas duas respostas absolutamente diferentes a dois devotos com o mesmo pedido?

ROBERT

Acho que entendo sobre os estudantes. O primeiro tinha uma família solidária, e muito autoconfiança. Então, você não estava preocupado sobre ele voltar, certo? Você sabia que o ele permaneceria no caminho, continuaria a prática, e ele estaria de volta quando dissesse que ele o faria.

Yogananda acena com a cabeça.

ROBERT (CONT.)

Mas você podia ver que o próximo aluno tinha uma família negativa, que não lhe daria suporte e de baixa autoestima. Então você estava preocupado que ele iria parar de praticar e ficar atolado nas armadilhas da vida mundana, certo?

Yogananda acena com a cabeça.

ROBERT (CONT.)

Mas uma coisa eu não entendo, se você não se importa que eu pergunte é... o que é o ponto de todos...

Robert estende seu braço para indicar o altar, as estátuas, o salão de oração, as almofadas de meditação, os trajes...

ROBERT (CONT.)

...estas coisas?

YOGANANDA

Seu significado, meu filho? Por favor me ilumine.

ROBERT

Eu não entendo porque você tem todos fazendo tudo isso... coisas extras.

YOGANANDA

Extra, como?

ROBERT

Os mantras, as prostrações, as orações,  os trajes... 

Yogananda levanta a sobrancelha.

ROBERT (CONT.)

Na verdade, quero dizer.

YOGANANDA

Que  verdade, meu filho?

ROBERT

Bem... você tem todos à procura do atman, o eu universal, ou orando a Deus, quando eles já são o Eu universal. Quero dizer, por que não você apenas lhes diz?

YOGANANDA

(Lentamente)

Dizer-lhes?

ROBERT

Diga-lhes que eles já são o que são procurando. Eles são consciência universal. Eles são Deus. Por que se preocupar com todas as cerimônias e formalidades e práticas e tudo isso?

YOGANANDA

E é assim que você administraria as coisas se lhe foi dada essa oportunidade, não é mesmo?

ROBERT

Eu não quero dirigir nada. Eu apenas acho que seria mais fácil dizer a eles, "Quem é você? Quem é que quer Autorrealização"... Você sabe o que eu significa?

E você poderia dizer-lhes como  o "eu" individual é exatamente como um... apenas como um pensamento. Não é realmente existente. Não existe I (eu). É um I (eu) como... hipnose. Hipnose em massa.

Quando tudo o que existe, é consciência. Amor, alegria, bem-aventurança. 

Por que as pessoas não deveriam agarrar-se ao seu senso de "eu", e seguir para trás "até que eles cheguem lá?

Pausa longa.

YOGANANDA

Robert, eu tenho me saído muito bem com as coisas como elas são, muito obrigado.

Yogananda volta a cuidar do altar, mas sua mente está não sobre ele. Sua mão está tremendo.

Robert se levanta para sair.

ROBERT

Eu ainda vou ser ordenado na próxima semana?

YOGANANDA

Veremos. Veremos, meu querido filho sobre isso.


INT. ASHRAM DE YOGANANDA, QUARTO DE ROBERT, 1946 - NOITE

Robert está deitado em sua cama, de frente para a parede, na mesma posição como em seu quarto no Bronx. Quando alguém bate  silenciosamente à sua porta.

Robert se levanta para abri-la. Yogananda está de pé ali.

Ele não parece ser bonito ou grandioso. 

[Blog: Entendi que agora, neste momento, Robert não o vê como grandioso pelo seu estado de espírito... pelo que tem a dizer a Robert].

YOGANANDA

Posso entrar?

Robert o deixa entrar. Yogananda fecha rapidamente a porta e dá alguns passos.

ROBERT

Você quer se sentar?

YOGANANDA

Não. Eu quero que você saia. Deixe o ashram.

ROBERT

(Olhos alargados)

Pensei que era certo  eu receber a ordenação?

YOGANANDA

Este não é o lugar para você. Eu tenho pensado sobre isso, e este  não é seu caminho.

ROBERT

Não é meu caminho?

YOGANANDA

Não. Não sei o que estava pensando.

Você não é um iogue. A maneira de fazer ioga não é para você. Você não vê? 

As práticas não o beneficiarão, porque você já alcançou.

ROBERT

Alcançou o quê?

YOGANANDA

(Sentado ao lado de Robert na cama).

Jnana, Robert. Sabedoria. Seu caminho é jnana marga, o caminho da sabedoria.

Quero que você vá ver um grande professor [Mestre]  na Índia. Ele despertou espontaneamente justo como você, em idade muito jovem. Ele é muito grande, sua luz brilha mais que o sol um milhão de vezes. Ele é o próprio amor, ele é a encarnação da compaixão. Ele é um jnani.

Yogananda entrega um livro dobrado em seu roupão para Robert. Na capa está Ramana Maharshi, um homem barbudo bronzeado com uma expressão de paz, compaixão e compreensão.

Ele sorri para Robert. É o mesmo homem que costumava aparecer para ele quando ele era um bebê no berço.

ROBERT (ADULTO V.O.)

Então, aos dezoito anos de idade eu voei através do Oceano Pacífico para ir ver  Ramana Maharshi no Ramana Ashram em Tiruvannamallai, Sul da Índia.


FIM DAS PARTES ESCOLHIDAS PARA TRADUZIR

Todo o mais, a quem se interessar, pode ler nos LINKS ESPECIAIS. Inclusive meu recente post 
MEU CAMINHO & MINHAS EXPERIÊNCIAS, relata minha experiência quando topei com uma foto de Ramana e anos depois, os resultados da prática sugerida por Ramana de se PERGUNTAR: QUEM SOU EU? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário