Jesus Christus

Jesus Christus
Click on Image

sábado, 23 de março de 2019

O QUE É A ILUMINAÇÃO?



QUEM É ADYASHANTI?


Vídeo de 6 minutos: O QUE É A ILUMINAÇÃO!
https://www.youtube.com/watch?v=lUDL6__3zbE

Os ocidentais têm muito medo de conceitos orientais que implicam na perda do ego; esquecem que cristãos realmente "profunda-mente" devotos atingiram o mesmo estado mediante a ENTREGA, DEVOÇÃO (Bhakti-Yoga em hindu), que é o método chamado de FEMININO, enquanto que o método MASCULINO, na tradição indiana, seria O AUTOCONHECIMENTO de quem eu sou REAL E VERDADEIRAMENTE (via Jnana-Yoga) - mas existem outros meios, inclusive físicos, como a DANÇA DOS SUFIS... o ego perde a noção de ser ele quem dança, e quem "dança" no final é ele... digo, o ego se esvai (ex...vai...) ... e sobra O DANÇARINO DIVINO... 
Yoga tem vários significados e um deles é UNIÃO... no caso, seria a União com o Divino! A Bhakti-Yoga usa a DEVOÇÃO como meio ou via de se unir a DEUS, e geralmente os devotos se valem de grandes emissários como INSPIRAÇÃO para sua via devocional e tudo isso é muito válido – no caso JESUS, KRISHNA, BUDA, ETC. Ramana dizia que a Devoção culminava no Autoconhecimento e vice-versa... 
Jesus usava palavras indiretas para apontar que era necessário perder o ego ao dizer:
- BUSCAI O REINO DOS CÉUS, E TODO O MAIS VOS SERÁ DADO POR ACRÉSCIMO.
- O REINO DOS CÉUS ESTÁ EM VÓS...
- SEDES A LUZ DO MUNDO! (ILUMINADOS EM TERMOS ORIENTAIS)
- É PRECISO NASCER DE NOVO... EM ESPÍRITO E VERDADE. 
A CRUCIFICAÇÃO DO EGO É CHAMADA DE RENÚNCIA NO ORIENTE. (Claro que não precisamos ser crucificados quanto à carne, mas quanto à mente, onde o ego reina soberano e faz de nossas vidas um engano, aliás, por isso, não é coincidência que Gólgota signifique algo como Lugar do Crânio... da Mente... que precisa se render TOTAL-MENTE A DEUS).



INTRODUÇÃO

Pessoalmente tenho grande afinidade pela via Advaita (da não-dualidade), ou seja: ensinamentos que visam buscar A FONTE ÚNICA, O UM que une todos, sem se focar na dualidade gerada pela distorção inicial, também chamada de ANOMALIA PRIMÁRIA, que foi algo como um EGO CÓSMICO, gerado no momento que A EMANAÇÃO DA FONTE se fundiu com O ESPAÇO ou O VAZIO... ou AS ÁGUAS DO ALTO.

Tal choque foi gerando subsequentes dimensões ou densidades, e quanto mais densa mais afastada da Fonte e os seres que habitariam nelas, nessas densidades, igualmente se perceberiam mais ou menos afastados da Fonte. E nós, na 3D, num Planeta em queda dupla ou tripla (com vários históricos confusos, absurdos), gerou o máximo desse afastamento em nossa mente – Adão e Eva foram “expulsos” do Paraíso Celeste e quando “acordaram” perceberam que estavam “separados” do PAI... (essa é uma das muitas versões do que poderia simbolizar a expulsão do Paraíso – há muitas outras e quase todas tem sua validade, pois cada uma corresponde a um diferente nível de consciência).

Sendo assim, a Iluminação seria o momento em que um Ser DESPERTA e percebe que nunca esteve, de fato, separado do PAI, da FONTE, apenas em sua MENTE e é a mente que mente que o fez perambular por mundos, formas, fazendo ora o papel de pai, mãe, rei, mendigo, político, até se cansar e se perguntar: 
- SE A VIDA E SÓ ISSO?

PERGUNTAS (PROFUNDAS) GERAM RESPOSTAS (PROFUNDAS)

Pessoalmente fiz a pergunta acima a minha Mãe quando tinha uns 12-13, talvez 14 anos. Ela não soube me responder e eu disse:

- Se a vida for só isso (nascer, crescer, estudar, trabalhar, casar, ter filhos, construir uma casa), quero morrer hoje, pois não vejo graça alguma. Mas... não posso crer que um Deus Poderoso nos criou para tão pouco. Deve haver mais... e eu vou buscar e vou encontrar. Deve haver algo como vida eterna... viverei mil anos, não vou morrer!

Nunca mais esqueci daquele dia... e foi aí que iniciou minha busca PELO REAL SENTIDO DA VIDA – e durante esta caminhada achei inúmeros sentidos, mas sempre me sentia uma estranha no mundo, olhava as pessoas e suas tensões como quem vê um teatro – achava graça que todos levavam tudo tão a sério... no entanto, um dia tive uma grande decepção, e não foi amorosa, foi de um projeto de vida que não deu certo (para ajudar outros, para isso tinha deixado um super emprego, pego uma parte de uma pequena herança...) e daí descobri O MEDO, a falta de fé na vida, a falta de motivação... e entendi as pessoas que viviam com medo, viviam com falta de fé, pois a falta de fé gera o medo... e levei 7 anos para sair dessa depressão... mas foi neste período que achei duas vias espirituais que me tocaram, uma delas a Advaita, que na época não segui – perdi de vista. A outra era muito similar, mas em uma linguagem mais ocidental.

Comentei o acima para verem que cada um tem sua história de buscas – e muitas buscas se iniciam, ou se aprofundam, depois de uma decepção, depressão e similares, senão iríamos perder o fundamental de vista.

A via Advaita recebe outros nomes em outros povos;  no zen budismo o DESPERTAR se chama SATORI, como Adyashanti vai explicar, em outros COMUNHÃO COM O PAI (EU E MEU PAI SOMOS UM, disse Jesus – ele era um ILUMINADO, pois dizer isso equivale a dizer EU SOU DESPERTO em outras linguagens).

Pessoalmente gosto muito da linguagem de Robert Adams, mas dele não existe nada em Português, pois viveu até a década de 90 e tenho dele em alemão o clássico SILENCE OF THE HEART, que me trouxe ainda da Suíça, contendo os Diálogos com vários buscadores dos anos 91 a 93. 
Detalhes no link da Wiki:


E agora, outro americano, que seria outro neo-Advaita, me toca muito, porque também tem uma clareza singular – para constatar isso basta ver o vídeo de abertura deste post que segue novamente na lista abaixo, mas seu eu fosse você veria os 4 primeiros da lista, mais curtos.

VÍDEOS COM ADYASHANTI

O QUE É ILUMINAÇÃO? APROX 6 MIN
Chave: Quanto ego foi dissolvido?
- Eis o maior engano em quem teve estados de satori ou samadhi ou profunda comunhão com o Self mas não o suficiente para dissolver mais de 50% do ego, e, portanto, em algum momento ele volta "todo espiritualizado" e se achando... e começa a cometer erros "grandes", de acordo com o nível do inchamento do ego que se apoderou dos frutos conquistados lá no início da jornada - hoje temos mais de um "guru moderno" vitima de uma iluminação parcial.

CRIANDO ESPAÇO NA MENTE - APROX 6 MIN
https://www.youtube.com/watch?v=8PqM1OR1zCg

Está muito na moda dizer: seja a testemunha, observe... mas onde o ego bota a mão, ele desbota o sentido real... isso é natural dele. Aqui Adyashanti vai dar uma chave...

Chave aos 3min10s: É mais como perceber isso do que fazer isso!

A BASE DO SILÊNCIO – APROX 10 MIN
https://www.youtube.com/watch?v=GQgIE2zIOHY

Na verdade o título deste vídeo deveria ser, algo como:
- ILUMINAÇÃO NÃO É SINÔNIMO DE ESTADO DE CONSCIÊNCIA SUPERIOR, ALTERADO, DIVINO OU SIMILAR!
(Abba, Aivanhov e outros intervenientes - ver site ULTIMAS LEITURAS DOS FILHOS DA LUZ - dizem que este estado é Anterior à Consciência, por isso o chamam de A-CONSCIÊNCIA, entre outros termos - postei vários artigos - veja um deles nos mais lidos).

- Genial o exemplo do sapato usado por Adyashanti - não deixem de assistir até o fim.

Chave aos 13s: Iluminação é ver a realidade... (sem o filtro do ego, mesmo o mais espiritual que crê em mundos sutis e belos). 
Adya acrescenta: Isso não é algo espiritual, é a verdade!
Chave 1min25s: Os variados estados de consciência... (aqui reside a grande ilusão cósmica inclusive com seus jogos dimensionais – ou o grande jogo, Leela em hindu - que cada um tem a liberdade de jogar... ou não).

REPOUSAR COMO CONSCIÊNCIA – APROX 10 MIN

PRINCIPIOS BÁSICOS DO CONHECIMENTO ESPIRITUAL
1ª PARTE – APROX 60 MIN

ACABANDO COM O JOGO DA ILUSÃO – APROX 60 MIN

SITES SOBRE ADYASHANTI


http://anandashala.blogspot.com/p/adyashanti.html



LIVRO DE ADYSHANTI – O DESPERTAR AUTÊNTICO


Segue copia da descrição do livro feita pela Editora Merope:

Atualmente, mais e mais pessoas estão despertando espiritualmente. E, para a maioria delas, a questão que surge é: e agora? Informações sobre a vida após o despertar geralmente não são divulgadas. No máximo, são compartilhadas apenas entre professores e alunos, mestres e pupilos, guias espirituais e discípulos. O Despertar autêntico: como lidar com o fim do seu mundo é uma resposta à crescente necessidade de direção no caminho espiritual, após experiências de ampliação da consciência. Neste livro, Adyashanti relata aspectos de sua caminhada, como aluno e professor,  para “um novo mundo, em um estado de unidade”.

O autor começa descrevendo o fenômeno “Ganhei, Perdi”, que deixa muitos de seus alunos perplexos - a flutuação entre o que ele chama de despertar “não permanente” e o estado final da iluminação “permanente”. Com conversa franca e perspicácia penetrante, Adyashanti aponta as armadilhas e becos sem saída que “não nos iluminam” ao longo da jornada, incluindo a armadilha da falta de sentido, como o ego pode “cooptar” a realização para seus próprios propósitos, a ilusão de superioridade que pode acompanhar intensos avanços espirituais e o perigo de ficar “embriagado do vazio”. “O despertar total surge quando você olha sinceramente para si mesmo, mais fundo do que imaginou e questiona tudo”, ensina Adyashanti. O Despertar autêntico: como lidar com o fim do seu mundo é um convite para a investigação honesta do que você realmente é - e como viver depois de descobrir-se. 


2 comentários: