Jesus Christus

Jesus Christus
Click on Image

domingo, 20 de março de 2022

BATATINHAS A LA RACLETE NO FORNO ELÉTRICO

 


INGREDIENTES PRINCIPAIS

BATATINHAS
PIMENTÃO VERDE, VERMELHO, AMARELO
REPOLHO ROXO



1. cozinhe as batatinhas a gosto (al dente ou macio)
2. enquanto isso corte em rodelas os pimentões
3. e rale o repolho roxo

4. unte uma forma de pizza ou outra com azeite ou manteiga
5. polvilhe sal e ervas (tipo chimichurri)
6. corte as batatinhas meio frias pela metade e espalhe na forma
7. fure-as com um garfo e passe manteiga ou azeite de oliva
8. polvilhe sal e temperos a gosto por cima delas (tempero baiano / etc)
9. leve para assar no forno elétrico por 20 min a 200 graus
10. depois acrescente o queijo (veja o verde que usei) 
11. e asse as rodelas de pimentões junto, no centro, conforme imagem (eu as prefiro cruas)
12. depende do queijo deve-se assar por 3 minutos para não derreter demais


DETALHES CHAVES DIVERSOS

1. eu costumo deixar minhas batatinhas em vinagre ou sal ou bicarbonato por 20 minutos
2. aliás, faço isso com todos legumes e frutas e as seco ao sol - se tiver - e guardo para usar
3. por isso não descasco as batatinhas para assar (gosto do sabor da casca)
4. eu tive a ideia de furar levemente as batatinhas para a manteiga ou azeite penetrarem e ficarem mais saborosas

5. tenho um ralador ótimo que ainda trouxe da Suíça que rala tudo bem fino, por isso eu não assaria as rodelas de pimentão (mas assei por causa da minha Mãe)

6. à parte, refogue o repolho roxo com temperos a gosto (eu refoguei com azeite, sal, chimichurri e rodelas de uma cebola pequena - quem gosta, coloque cominho e talvez noz moscada ralada no final)

7. usei um queijo verde com ervas - veja se acha algum ou use um de seu gosto, como um provolone mais duro, pode ser de minas mesmo (temperando bem fica uma delícia), enfim... invente... 



O QUE É RACLETE
- Basicamente é um forno aberto de todos os lados, por onde se assam batatas cobertas com queijo especial de raclete (que não derrete demais)  de forma individual.
- Já existem à venda no Brasil - pesquisem RACLETEIRAS ou RACLETE.
- O link abaixo fala de raspar, mas, na verdade na Europa se compra o queijo tipo raclete e se coloca fatias grossas por cima de batatinhas e outros legumes ou... (a criatividade é ilimitada)

Detalhes no link



BATATINHAS TEMPERADAS PARA SEREM ASSADAS



PRATO FINAL


FINALMENTE:

Eu não sabia como usar meus pimentões coloridos - na verdade os tinha comprado para fazer uma salada no domingo (hoje), mas o tempo mudou e está outonando... então, enquanto relaxava deitada fazendo a digestão do café da manhã, veio a ideia de fazer o prato acima - ah, sim, mas ontem a noite, vendo o tempo mudar, imaginei refogar e dourar as batatinhas levemente cozidas (e descascadas) com azeite ou manteiga, e no final acrescentar as rodelas de pimentão e o queijo em cubinhos... taí outra dica para um dia friozinho.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário