Jesus Christus

Jesus Christus
Click on Image

domingo, 12 de maio de 2019

O PODER DA AUTOESTIMA E DA AUTOACEITAÇÃO!

NÃO SUBESTIME O PODER DE AMBAS! É ALGO ASSUSTADOR!


Como ontem, hoje decidi salvar outro comentário que fiz espontaneamente no facebook depois de achar a mensagem da imagem acima. A gente não faz ideia das consequências negativas para si e para o mundo geradas pela falta de aceitação de si mesmo como se é! Porém, o que não comentei, é que existem dois aspectos  presentes em todos nós: em alguns predomina a baixa autoestima, em outros uma autoestima exagerada que chamam de amor próprio saudável. Não é.
Por isso comecei meu comentário no face de forma bastante chocante para alguns... para acordar mesmo:

PEGUEI UM ARTIGO AO ACASO...
SÓ PARA UM COMEÇO... POIS ACREDITE...
ESSE É O PIOR MAL QUE EXISTE NO MUNDO...
pois ele promove o mal, ou o sustenta ou o afaga,
E DE FORMA INCONSCIENTE E POR ISSO TÃO FORTE.
  

PARTE I - SOBRE AUTOACEITAÇÃO E AUTOESTIMA

PARTE II - SOBRE PROBLEMAS COM A MÃE 

Decidi incluir o comentário que fiz hoje no facebook em face do DIA DAS MÃES. No fundo está mesmo tudo interligado, então vale a pena, ainda mais que os comentários não tomam mais que uma página tipo A4.



PARTE I - SOBRE AUTOESTIMA E AUTOACEITAÇÃO

SEGUE O COMENTÁRIO COMPLETO DO FACE

- CIÚMES, CRÍTICAS, BRIGAS, MEDOS, RAIVAS, tudo se gera pela falta de aceitação de si, que daí projetamos no outro a perfeição que não temos, OU... por nos acharmos perfeitos... e daí começa o dilema mais cruel, porque o que se acha perfeito não consegue mais viver sem estar julgando cada palavra e ato dos outros... e vive uma vida um tanto estressante gerando mais acidez em seu corpo que qualquer café ou refrigerante faria...

- SE PELO MENOS TODOS APRENDESSEM A SE ACEITAR COMO SÃO... COMO SÃO... SEM RESERVAS, céus... isso traria um alívio para todo o planeta... as consequências positivas seriam tão incríveis quanto as negativas que já vivemos em excesso... pois a coisa vira uma bola de neve coletiva... todos buscando SEREM ACEITOS AO INVÉS DE SE ACEITAR... isso MUDA TUDO...

Troquei o artigo inicial... era muito psiquiátrico... precisamos URGENTE VOLTAR A SIMPLICIDADE DAS COISAS...

Aceitar-se é a autoterapia mais simples que existe... e todos podem começar com um mínimo de conhecimento...

Também não se trata de depois ir analisando cada defeito e tentar, secretamente, torná-lo bonito - então você não entendeu a MAGIA DA AUTO-ACEITAÇÃO:
- ela vai tornar tudo bonito ou aceitável em você e nos outros... (claro que falamos de defeitos comuns, não de aberrações diversas)...

MAS mesmo aberrações em outros, podemos olhar com olhos compassivos e não destrutivos... e isso a auto-aceitação promove como efeito secundário...

Mas a magia vai mais longe: quando você aceita profundamente algo que considera um DEFEITO EM VOCÊ... você retira dele teu julgamento e eis que aparece, sob a capa de tua crítica, A QUALIDADE QUE JAZ EMBAIXO DE CADA APARENTE DEFEITO...

Por isso a SEICHO NO IE usa o método de GRATIDÃO por tudo, incluso pelos defeitos, pois o efeito é o mesmo:

- ao os PAIS E FILHOS agradecerem pelo que consideram defeitos nos seus entes queridos, ELES REVELAM SEU LADO LUZ... cai a sombra...

- a mesma magia ocorre com UMA PROFUNDA ACEITAÇÃO DE SI OU DO OUTRO DO JEITO COMO ELE É... você acaba ajudando o outro a se aceitar e não reforça sua violenta crítica em relação a si mesmo...

E ISSO É A MAGIA... 

NADA DE FICAR ANALISANDO, FAZENDO AMPLAS TERAPIAS... COMPLEXAS...

Segue link de um artigo que segue uma linha de simplicidade que acho importante, pois eu, na época que iniciei o processo de aceitação ampla e geral, achei um livro ao acaso, ainda vivendo na Suíça, da Cheri Huber, com o sugestivo título de: NÃO HÁ NADA DE ERRADO EM VOCÊ... e achei isso absurdo, pois até então eu tinha mania de perfeição em tudo, principalmente comigo... nossa, foi um choque no começo, lembro que foi paulatino... a cada época caia alguma ficha sobre onde eu não me aceitava e isso continua, só que de forma esporádica, nada que analise - de repente cai a ficha, pois parece que o comando ficou no subconsciente. Sempre que flagro uma situação que no passado teria feito me corar de vergonha, ou por não me achar boa, bacana e similar, eu relaxo... aceito. Sem dramas... nossa, é tão libertador. E não é que eu me aponto algo que não está bem, mas alguém próximo... e eu registro e aceito. Realmente simples assim.

https://opsicologoonline.com.br/autoaceitacao/

TEXTO COMPLEMENTAR (que não escrevi no face na hora):

Claro que cada um é livre para buscar ajuda, mas acredite, há terapias que mais complicam do que curam... cuidado; assim como nem todo médico é bom para nós, idem com terapias - ame-se: procura uma que tem sintonia com o que você entendeu do que seja um amor próprio saudável - eu deixei uma terapia de lado na Suíça ao perceber que ela refletia minha falta de amor próprio... e o psicólogo, muito conceituado, ficou chocado quando lhe escrevi isso: do porque estava desistindo de sua terapia. Era uma pessoa nada amorosa, nem consigo, nem com seus pacientes... por isso sei do que falo.

PARTE II

SOBRE PROBLEMAS COM A MÃE 


DIA DAS MAMÃES

Felizes os que conseguem ter uma relação amigável com a Mãe (e o Pai). Mas como isso não é a regra e antes a exceção, escolhi ontem alguns artigos para ajudar os que ainda idealizam seus pais... lembro que iniciei o processo de olhar minha Mãe como um ser humano que me agradava em algumas coisas e desagradava em outros, aos 25 anos e isso foi um alívio: parar de idealizá-la e dar a ela o direito de cometer erros e de não corresponder ao que eu gostaria.

Feita esta tarefa geral e normal, em alguns casos ainda persistirá um ranço, um nódulo que alguns chamam de carma, FATO é que muitos, mas muitos de nós (eu inclusa) temos alguns temas delicados com nossos pais e então o jeito é buscar ajuda profissional nessa hora. Nesses casos acho isso bem válido e importante.

Pessoalmente fiz algumas constelações há muitos anos atrás e que me ajudaram no sentido de valorizar toda a cadeia de gerações de meus antepassados. Lembro que depois de uma das constelações onde minha avó russa se mostrou como uma figura central (meu nome Helena vem dela, que se chamava Helene), sonhei que dezenas de mulheres da linhagem russa vieram, em fila, me dar uma flor de presente. Foi muito comovente. Na outra vez constelei, sem planejar, toda a geração de mulheres alemãs (visto que Suíço tenho por parte do Pai)... e também foi muito emocionante...

Às vezes, para chegar no fundo de uma questão, precisamos usar mais de um técnica terapêutica; cada caso é um caso... veja qual é seu.
Nesse sentido desejo que todos possam ter um bom Dia da Mães e um bom novo ano, clarea-dor, onde a dor se transforme em amor. Ufa...

https://iperoxo.com/2018/05/10/mae-uma-mulher-comum-constelacao-familiar-de-bert-hellinger/


MESMO QUE VOCÊ NÃO CONCORDE COM OS PRECEITOS DA SEICHO NO IE... OU NEM OS CONHEÇA...
VEJA O VÍDEO ATÉ O FIM... SE NÃO SERVIR PARA TI, VAI SERVIR PARA ALGUÉM... MAIS CEDO OU TARDE.

- Mesmo que tenha receio em ver algo da Seicho No Ie por ela  não ser diretamente cristã, reflita que  cristão é todo aquele que SABE PERDOAR 70 X 7 E AMAR A SEU PRÓXIMO COMO A SI MESMO...

- Portanto, se alguém não conseguir praticar O PERDÃO, como sendo um SUBPRODUTO DO AMOR COMPASSIVO,  seguindo uma linha cristã, é mil vezes melhor que aprenda isso com outra linha, pois como já disse num post anterior:

- VOCÊS ACHAM QUE EXISTE MESMO UM DEUS QUE SÓ ACEITA VOCÊ SE VOCÊ APRENDEU A AMAR VIA JESUS?  (Ou seja: se aprendeu inglês no Wizard e todos os demais “não prestam”?).

- Este seria um deus humano, digo desumano... criado a nossa imagem e semelhança e certamente é para este deus que a maioria ora e ainda implora por ajuda e perdão... ou seja: para o deus-ditador e não para o PAI-AMOR pregado por Jesus, o Cristo, que nunca exclui.

- Mas a Seicho No Ie, digo, seus Preletores, como são chamados, citam, em todas as oportunidades possíveis palavras da Bíblia e Jesus o Cristo, portanto, não excluem ninguém, como os cristãos costumam fazer... aprendamos com eles  A INCLUIR... POIS O AMOR SÓ CONHECE UM VERBO:

- INCLUIR!

QUE SERIA PERDOAR EM TERMOS MODERNOS! 
OU AMAR. QUE DÁ IGUAL.

VÍDEO:
Oração que salva as famílias das doenças e infortúnios - Heitor Miyazaki

MAS EXISTE DE FATO UMA SEICHO NO IE CRISTÃ...
SÓ QUE NÃO EXISTE MUITA COISA EM PORTUGUÊS...
veja o site deles abaixo

UM BELO INGLÊS, UMA BELA VOZ FEMININA...
- ative as legendas para quem entender um pouco de inglês
que ajuda, como eu...
- senão curta as imagens e deixe as palavras serem semeadas em seu subconsciente e no tempo certo florirão...

E AGORA UM TOM MENOS MÍSTICO...



Nenhum comentário:

Postar um comentário