Jesus Christus

Jesus Christus
Click on Image

terça-feira, 26 de março de 2019

O ESPÍRITO É INEFÁVEL! O EGO PALPÁVEL!

... E O SER INEFÁVEL QUE VOCÊ É, COMEÇA A SE TORNAR CONSCIENTE.


LET IT BE (DEIXE SER), JÁ DIZIA O SONG DOS BEATLES...
SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO, DISSE OUTRO INGLÊS HÁ SÉCULOS.
AQUIETAI-VOS E SABEI QUE “EU SOU” DEUS, DIZ A BÍBLIA HÁ MILÊNIOS.


O SILENCIAR (DO EGO) PERMITE OUVIR A VOZ DE DEUS, DIRÍAMOS HOJE.


O quadro acima resume uma parte essencial do conteúdo.

Sem planejar acabei comentando a Parte 2 do Vídeo de Adyashanti sobre
A APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS
 em primeiro lugar e depois a Parte 1: 
PRINCÍPIOS BÁSICOS DO CONHECIMENTO ESPIRITUAL.

APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS

2ª PARTE 



1) SEJA QUIETO – Deixe tudo ser como é...

Justo antes de ver este vídeo, estava relendo isso no livro de Robert Adams THE SILENCE OF THE HEART (que tenho em alemão), por isso posso acrescentar o seguinte para ninguém mistificar ou interpretar a frase acima, baseado no que disse Robert:

- Deixe tudo ser como é se refere ao mundo, as pessoas, seu ego, tudo... porque você confia que tudo está no lugar certo do jeito como está... interferir seria como manipular e dizer: não, isso deveria ser assim... mas, quem somos nós para dizer que algo está ou não errado?

Pessoalmente diria que a única forma de agir sem interferir, antes de atingir o estado de DESPERTO PLENO,  é quando você age, seja fazendo, pensando, lendo sobre algo, e sua reação a isso é de modo não apegado – você, por exemplo, vai fazer uma crítica a um político, mas não está apegado – apenas diz o que pensa... e isso se aplicaria a tudo. Isso seria, no meu modo de ver, uma forma intermediária até o ego aceitar que nem isso ele precisa fazer... e ir diminuindo... até parar a roda do fazer...

5m:11s – O ego é basicamente um padrão repetitivo de pensamento (sobre quem você acha que é).
5m:26s – A quietude é uma qualidade da sua natureza essencial! Sua natureza essencial é o Espírito. O Espírito é Inefável! E o  espírito já é quietude... e uma das qualidades do Espírito é que ele deixa tudo ser como é.

Traduzindo: ele não interfere... ele aceita tudo, e isso que muitos não entendem ao um DESPERTO não interferir no mundo, de nenhum modo, pois... e aqui existe uma chave, seu “modo de interferir” de forma indireta é cem mil vezes mais poderosa no fato de SER do que em FAZER. Ou seja, ao um ser humano atingir o nível de DESPERTO, de VIVER O ESPÍRITO QUE ELE É, ele altera profundamente a base da VIDA, ao acrescentar (ou ativar) VERDADE E LIBERDADE ao tecido da existência, por isso se diz que ao atingir a LIBERTAÇÃO DO EGO, E SER O ESPÍRITO QUE VOCÊ É ESSÊNCIA,  você faz mais pelo mundo e pelo Universo do que jamais poderia fazer em cem vidas FAZENDO!

Por isso, os que criticam tais LIBERTOS de que apenas falam e nada fazem é produto de uma falta de entendimento mais profundo do que significa atingir o ESTADO DE DESPERTO, ILUMINADO, LIBERTO... enfim, o nome não importa, importante entender o que é esse estado e porque ele dispensa O FAZER VIA EGO.

Em outras palavras: um desperto liberta uma fração da Matrix que só consegue existir e ser tão forte graças ao ego, ou seja, pela Queda do Estado de Unidade em que vivíamos no Paraíso fazendo apenas a Vontade do Pai em nós...  Depois, ao buscarmos viver com o "suor de nosso rosto" (com a força do ego), nos afastamos do Centro, do Pai, do Espírito, do Atman, e construímos um mundo baseado no FAZER VIA EGO. E hoje, mais do que nunca, estamos totalmente presos a teia ou rede da Matrix via "rede" (web) não só virtual, mas a que o mundo virtual nos impulsiona.

Os Judeus ficaram decepcionados de Jesus não querer ser o Rei deles ou do Mundo e os libertar dos romanos... mas Jesus veio para liberar a Humanidade da escravidão do poder do ego... por isso ele disse:
- Meu Reino não é deste mundo...
- O Reino dos Céus está em vós...
- Vim para trazer a Espada (da Verdade sobre a ilusão do mundo)...
Ele rasgou o véu (de Maya, Matrix) de cima até embaixo, deixando a LUZ DO REINO CELESTE adentrar ao Planeta novamente.
Até então, todo ato de liberação do ego era algo tremendo em esforço. Quase impossível. Raros conseguiram...

6m:28s – Deixe ir a necessidade compulsiva de fazer, fazer, fazer...
6m:39s – E tão logo você não deixa que tudo seja como é, é muito, muito difícil de despertar... do estado egoico de consciência.

Traduzindo (sempre para mim mesma em primeiro lugar, porque é ensinando que se aprende de verdade!):
- Seria como se a cada passo que você desse para frente você retrocedesse um ou dois passos atrás ao cair na tentação de MUDAR O MUNDO, AS PESSOAS, seja via fazer direto ou indireto, mesmo escrevendo, como eu faço, salvo se o conteúdo inspire os outros a SER...

Aliás, faz tempo que venho refletindo sobre o fato de misturar temas no atual blog, o qual criei, inicialmente, apenas para postar material relativo ao SER... MAS, olhando para trás percebo que isso gerou no ego uma profunda tentação de escrever sobre temas relacionados não ao nosso mundo diretamente, mas sobre outros mundos e como eles estão, neste momento, se relacionando com nosso MOMENTUM PLANETÁRIO o qual vai implicar na ascensão do Planeta – não que isso seja errado, apenas não era o propósito inicial. Errado é para mim somente, se meu propósito não é ascender, MAS SER... Então talvez precise tomar uma decisão mais sincera do que realmente quero... porque, fato é, que ao me aventurar a traduzir vídeos e textos sobre A TRANSIÇÃO PLANETÁRIA e tudo que ela implica (e é algo tremendo de complexo se visto em detalhes), então acabo perdendo meu tempo olhando para o mundo e me pré-ocupando com ele... como jamais fiz antes...

E embora eu aceite sem dilemas que A ASCENSÃO é parte da CRIAÇÃO COM SEUS JOGOS DE CONSCIÊNCIA  e que nisso não tem nada de errado, nem por isso preciso eu escrever sobre isso SE meu propósito pessoal não implica nisso (E, DE FATO, MEU PROPÓSITO É SER,  VOLTAR AO LAR INTERNO) – portanto, trata-se apenas de SER MAIS SINCERA COMIGO de um lado e, de outro lado confiar que se eu não traduzo e posto artigos sobre temas relacionados a ASCENSÃO, outros o farão... não preciso me achar indispensável ou a única... quem sabe ao não fazer o que mais me toca, eu acabe até tirando o lugar de alguém, sabem, como num emprego, ao você não se concentrar em sua tarefa, aquela que mais tem a ver com você, e você decide fazer o que é a tarefa do outro.
Bem, isso foi um desabafo pessoal ao vivo sobre meu dilema que está atingindo seu ápice... e isso é muito bom!

- Fiz uma pausa para ir colocar a roupa na máquina e trocar a água do feijão que deixei de molho, e me veio o song dos Beatles na mente...

LET IT BE! DEIXE SER…

Ah… e quando ia começar a ver o que seria a Segunda Aplicação, recebi um telefonema e tive que parar tudo para resolver algo e na hora meio que me irritei levemente... mas, sabendo que tudo tem sua razão de ser...  (isso comprovo várias vezes, principalmente quando algo me interrompe o ato de estar vendo ou escrevendo sobre algo). E novamente foi perfeito: ao retomar o  vídeo vi que deveria anotar partes chaves (como sempre gosto de fazer seja vendo vídeos ou lendo livros, mas como não tenho lido livros e sim apenas relido – abrindo ao acaso – livros da Linha Advaita, como de Robert Adams, Tolle e outros – isso mais me acontece quando vejo vídeos). Bem, daí pensei, mas já que vou copiar partes chaves vou começar do início... e daí veio o acima... ou seja, naturalmente teci alguns comentários e isso mesmo que não sirva para ninguém, serve para mim, pois ao escrever algo aquilo se impregna mais na mente... e podemos agir com mais convicção se este for o caso.

E agora cheguei na parte onde ele diz para só ouvir, não parar e interpretar  – bem... ;-), isso eu apliquei até  iniciar a parte 2 e ter a ideia de copiar frases chaves... fato é que o escrever está me ajudando a encarar o que vinha querendo encarar mesmo...

Muito chave:

10m:33s – Então, essa coisa de “deixar ser como é”, é mais uma base de onde o insight pode acontecer, e atividade verdadeira e sábia pode nascer.

10m:49s – Uma resposta sábia e verdadeira dada a vida vem do Espírito mais que do ego.

Posso atestar estas palavras cem por cento – e esta é uma oportunidade de poder falar do que vivi quando tive fases de profunda conexão com o SER, melhor, quando o ESPÍRITO pode agir sem o ego interferir... foi simplesmente como viver no Paraíso...

As coisas aconteciam... eu tinha impulsos do nada de fazer algo, de dizer algo e isso sempre ajudava pessoas de formas variadas – eu defini este estado como: SER A INTUIÇÃO, não ter intuição. Sei a diferença porque vivi ambas... Eu, meu ego, ficava estupefato ao terminar o impulso de fazer ou falar algo e ver no que implicava... ele não tinha a menor noção antecipada disso... só vivendo... e sei que muitos vivem isso, mas não tem oportunidade de expressar como eu. Por isso digo sempre de novo:

- Uma coisa é ter ou desenvolver Poderes Psíquicos, outra coisa é assistir de camarote a ação dos Poderes Naturais do Espírito, que se manifestam sem pedir licença... agem e se vão... NÃO TEM COMO MANIPULAR... e por isso defini isso na seguinte frase:

- Sempre que você pode usar a bel prazer um poder, ele é do ego, e pode te levar para bem longe de teu ser... SE isso for tua meta.

Se não, use, mas saiba que usar poderes psíquicos é interferir de forma ainda mais profunda na vida das pessoas em geral... sábio seria nunca usá-los, como todos os grandes disseram, tais como Buddha, Ramana e outros: Fujam dos siddhis. Fujam dos Poderes... não se entusiasmem, não tentem reconstruí-los – essa é a tentação dos que vivem tais mesmo sendo frutos do SER...

Também posso dizer que na jornada inicial da aplicação do método Atma-Vichara, de apenas me perguntar QUEM SOU EU?, além do que citei acima, tive visões espontâneas de várias vidas em questão de segundos... e apenas registrei – não fui atrás, não chequei e tampouco anotei e por isso de aprox. nove que vi de uma tacada, só lembro de três e tampouco disse isso para parentes ou amigos, pois o objetivo não é se atar a Roda de Samsara investigando vidas passadas; salvo raríssimas exceções em que isso faz parte de alguma cura ou processo de despertar, sempre deixar quieto.

11m36s:
- Iluminação espiritual é a descoberta do estado natural.
- Não chegaremos ao estado natural através de meios não naturais...

Tudo que atingimos ao fazer práticas diversas é cansar o ego... e um dia ele, em função destas práticas, se render... eis o único mérito do fazer no meu entender, mesmo porque, a maioria de nós não se rende sem antes FAZER milhares de práticas... achando que elas as levarão a LIBERDADE, sim, mas apenas indiretamente... ao cansarem o ego, pois uma coisa percebi faz tempo:

- Todo o fazer, por mais elevado que soe, é sempre feito pelo ego, mesmo que você afirme que no seu caso não...

Por isso muitos vão dizer: eu atingi a libertação praticando X e Y... sim e não... a verdade no mundo dual é sempre paradoxal... sim, você cansou seu ego com tais práticas  e um dia ele se rendeu...

Por isso também constatei que toda pessoa desperta, despertou por meios diferentes... e escrevi uma frase faz tempo sobre isso, dizendo que:
- Há tantos métodos para se libertar do ego quanto o número de egos...

E acho que o que ele está propondo, de DEIXAR TUDO SER COMO É, seria o método mais natural, pois ele simplesmente retira TODO COMBUSTÍVEL DO EGO, que só se move pelo FAZER... mesmo que seja um fazer considerado pelo ego como o mais elevado, ou o mais certo, ou o mais budista, ou o mais advaita, ou o mais sufista... (não confundir com surfista!!!)

(Defini isso agora na lata, sem pensar... até vou negritar).

Vejamos, até chegar na conclusão acima via dicas claras de Adyshanti, eu tinha constatado que havia dois modos de diminuir a força do ego:

- Uma aumentando o espaço para O SER via práticas diversas – e isso funciona... ou seja, você não mexe diretamente com o ego e tenta diminuir sua força, você apenas reforça O SER... e aumenta seu espaço com tal e diminui o espaço do ego... (foi o que eu usei via Advaita usando o sistema de PERGUNTAR OU INQUIRIR, QUEM SOU EU).

- Outra você fazendo praticas de purificação do ego... (essa via é a mais usada, no mundo todo, de muitos modos, alguns, claro, neste mundo dual e louco, totalmente equivocados... mas... vale a tentativa).

DEIXAR SER – ACEITAR – ACOLHER

E quando fui fazer nova pausa para ver se a roupa já estava centrifugando e fui por o feijão no fogo, me veio que o Deixar Ser corresponde ao que na linguagem psicológica se traduz por Aceitar Tudo e Todos... tal como são! E o Acolher é um ato mais profundo ainda (escrevi sobre isso), e é usado pelos Intervenientes do grupo ligado a Aivanhov, cujas mensagens são repassadas no site ULTIMAS LEITURAS DA LUZ.

Acolher é algo mais além de Aceitar no meu modo de ver. Aceitar alguém como é pode me dar um ar de superioridade... mas ao Acolher o outro e a Vida tal como ela se apresenta aqui e agora, requer uma enorme humildade interior... ou apenas uma profunda fé que está tudo certo como está, por isso Acolho...

A Seicho No Ie achou um modo ainda mais assombroso de dissolver os variados nós cármicos implicados no que ocorre em nossas vidas:

- É Agradecer por Tudo e Todos, seja o bem ou o mal... sabendo que tudo está certo como está... ou seja: existe o carma e ele ainda vai se apresentar de muitas maneiras em nossas vidas mais ou menos iluminadas e só o ESPÍRITO sabe qual carma será dissolvido plenamente na medida em que o SER seja o SER, ou não...

Constatei de vários libertos que isso é um tema profundo e que nem adianta querer entender... muitos libertos contraíram doenças graves e ACEITARAM tal PROFUNDAMENTE, não buscando curas... pelo menos não eles e sim seus próximos. Os discípulos de tais, afoitos em querer explicar como um Liberto pode ainda ter carmas, dizem que doenças de libertos são frutos de carmas que ele absorveu de alguns discípulos para facilitar a libertação deles – pode ser isso e mais outros... como, o fato que quando alguém se liberta, isso não significa que ele terminou de resgatar seus carmas, apenas que os carmas não o afetam mais... ele está acima da dualidade, das leis gerais da vida, MAS... pode ser que algum carma forte tenha que ser saldado... por N motivos...(talvez, por exemplo, e isso me ocorre agora,  para dissolver o carma do outro envolvido, que ainda está muito atado a Roda... e assim liberar o outro)  e nisso não vejo contradição alguma, porém, não sei se minha reflexão procede.

E ao continuar vendo o vídeo ele diz para não fazer do Deixar Ser... Let it Be... uma prática, mas mais como uma inquirição, tal como:

13m37s: O que acontece quando deixo tudo ser como é? E isso, lentamente, se torna uma forma de meditação... é a forma mais profunda de meditação... (diz).

E conclui que ao se viver tal... atinge-se um natural estado de quietude... comentado na Primeira Prática: Seja Quieto!
Já na Bíblia tem uma frase:

Aquietai-vos e sabei que Eu Sou Deus... (Salmos 46:10)


Todos Libertos insistiram no Silêncio para acessar ao Pai, Deus, ao Espírito... Cada um o diz e disse a seu modo... sendo o livreto A VOZ DO SILÊNCIO, da controversa e combatida Helena Blavatski, o mais famoso.

Mais tarde ele diz que a quietude não é um estado a atingir, é o que somos na essência.


2) 15m35s - SEGUNDA APLICAÇÃO

A INQUIRIÇÃO

Aha... então ele realmente usa esta prática também. Muito zen... digo, legal. Começa dizendo que é mais ativa e dinâmica.

Inquirição está relacionada com o amor à Verdade.
E consiste em se perguntar:  QUEM SOU EU?

Esta técnica chamada de Atma-Vichara foi reativada por Ramana Maharshi nos anos 40 ou antes (pois ele morreu nos anos 50).
E foi com esta técnica que VIVI o que é deixar o SER SER... Mesmo que por algumas horas, dias... Tive como que um aperitivo porque acabei interrompendo a prática pela mudança de cidade e posterior envolvimento em um tema familiar difícil e levei anos para recuperar metade do que já havia conquistado.

Pela simplicidade dela, de fato, como a anterior, a prática correta é tudo e Ramana explicou muito bem isso. Fato é que quando comecei a prática tomei consciência do quanto pensamos lixo o dia todo se formos analisar o conteúdo e compará-lo ao que realmente vale à pena. Fiquei chocada... a técnica me mostrou isso sem eu saber que isso seria parte dela, pelo menos no meu caso. Aliás, eu acrescentei espontaneamente à pergunta QUEM SOU EU... “REAL E VERDADEIRAMENTE”! E para mim isso fez um efeito tremendo.
Vamos ver a dica que Adyashanti vai dar, pois Ramana disse para nunca responder a pergunta – fazê-la e deixá-la “no ar” – não lembro as palavras exatas, mas sei que para mim deu certo...

- Mais adiante ele fala, sem querer, Quem Sou eu realmente... e depois explica que alguns poderiam dizer “eu sinto isso, aquilo...”. De fato nunca senti nada... nem imaginei, nem pensei... fiz a pergunta e a LIBEREI... tampouco me forcei a ficar zen, tampouco fiquei menos zen se minha mente vagava... eu aceitava e trazia para o presente e retomava a pergunta... de fato, para mim foi bem “fácil”... posso dizer e talvez seja porque de imediato me identifiquei com esta técnica e claro, tive uma experiência profunda e tocante quando “conheci Ramana” via uma foto dentro de um livro que ganhei de presente, em alemão, em 1999, ainda vivendo na Suíça (já escrevia respeito, inclusive recentemente).

Dica aos 22m21s:
- E se você realmente fizer isso de forma silenciosa, meditativa, então a pergunta te direciona para uma experiência direta (posso atestar isso, mas disso não quero falar, porque entendo que cada um terá a sua do seu jeito e contar seria como induzir para que alguém tenha uma similar).

23m17s – VARIANTE DA SEGUNDA APLICAÇÃO

Além dele dizer em outras palavras sobre como usar a Pergunta de forma correta, ele diz, em algum momento, que não podemos partir do princípio que somos Consciência... pois isso seria pular a etapa de constatar por si o que se é... mas que diante da impossibilidade de descrever ISSO, ele se vale de termos como Consciência, Espírito, etc.  (Cada um que chegou “lá”, usa termos similares e alguns novos, tudo para que a mente não vicie e diga: ah sim... eu sei).
Aos 26m56s ele então vai falar da variação da técnica de se perguntar Quem sou eu. Caso a pessoa não consiga deixar de “responder” mentalmente a tal, ou seja como for, ele sugere perguntar de volta:
- Realmente é verdade isso?
(Isso se refere ao que sua mente respondeu DE QUEM VOCÊ É, o que ela não deveria fazer).

30m45s – TERCEIRA APLICAÇÃO

VIVER CONSCIENTEMENTE

Explica que ele falou disso no primeiro vídeo sobre OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO ENSINAMENTO.
E ele os chama de VALORES DO DESPERTAR.
Fala que o ego vive fundamentalmente se sentindo “separado” (isolado) e por isso vive sob MEDO. [...]
Egos valorizam a vitimização,  a culpa, o controle. [...] Acham que se não controlam não conseguem o que querem.

Aos 33m44s então fala dos valores que o Espírito ou a Consciência desperta “valorizam” e que são a VERDADE e a REALIDADE, o Real (que, na minha opinião, é sinônimo de algo Permanente, Eterno). E depois cita outro, a UNIDADE... e também a LIBERDADE para si e todos. PAZ. GRATIDÃO. AMOR.
(Ele vai citando tais no decorrer do final do vídeo).

AHA (para mim): A frase aos 36m26s vai dar uma dica de porque o uso CONSCIENTE E DIRECIONADO DA GRATIDÃO, como o faz a SEICHO NO IE, se converte em uma técnica de LIBERAÇÃO, pois a citei num comentário acima, se não me engano (pelo menos tencionei fazer isso).
Quando fala do amor ele fala outra frase épica (ou lapidar como diria meu amigo do Cerrado):

- Nós somos únicos, mas essencialmente somos UM.

Aos 40m20s diz então, ou conclui, que
- O Espírito Consciente é movido por tais Valores do Despertar, como ele os define... e daí conclui...

... sobre a importância de se praticar os PRINCÍPIOS BÁSICOS, que sem eles, tal como uma casa, não haveria BASE, FUNDAMENTO e de nada adiantaria ter ou praticar algo mais sutil ou complexo. O fundamento é algo simples e nunca deixa de ter valor e aplicação.


OS 4 FUNDAMENTOS DE SE VIVER  CONSCIENTEMENTE 
EXPOSTOS NO VÍDEO 1:

PRINCÍPIOS BÁSICOS DO CONHECIMENTO ESPIRITUAL
1ª PARTE – APROX 60 MIN


01 - O SOFRIMENTO É CAUSADO PELA IDENTIFICAÇÃO COM A CONSCIÊNCIA EGOICA

- Que é o que fazemos o tempo todo e assim encobrimos nossa real consciência sem o saber sequer... por isso é mais poderoso que podemos supor.
- E sempre culpamos os outros por ainda não sermos felizes ou as circunstâncias, quando o sofrimento se origina porque estamos IDENTIFICADOS com nosso ego, ao invés de estarmos IDENTIFICADO COM NOSSA REAL IDENTIDADE, O ESPÍRITO CONSCIENTE, como ele o chama.

  02 - 5m30s: O EGO É UMA FICÇÃO CRIADA NA MENTE POR PADRÕES CIRCULARES DE PENSAMENTOS BASEADOS NA SEPARAÇÃO!

Que nos definem como um self, um ser. EM OUTRAS PALAVRAS: QUEM NÓS PENSAMOS E  IMAGINAMOS SER.

(Quando comecei o processo de INQUIRIÇÃO, perguntar QUEM SOU EU? Um dia me veio a seguinte frase na mente:
- O ego é uma porção cristalizada do Ser (ou do Espírito). Hoje eu também diria:
- O ego é uma porção inconsciente do Ser (ou do Espírito). Uma porção que se deixou seduzir pela Matéria e que ao se cristalizar, se viu “separado”, assim como o Gelo não reconhece que é feito da mesma Água Líquida... e está separado apenas na forma, não na Essência. Para dissolver este Gelo-Ego é preciso usar o calor do Espírito potencialmente existente... ao se focar mais nele que na Matéria, ou em si, no Ego, que é o Espírito Materializado... cristalizado... inconsciente de SUA REAL NATUREZA).

Porém, o saber não dissolve o ego, ele pode ser uma ajuda e garanto que é, mas é preciso a PRÁTICA para dissolver o ego-gelo. Sem prática... sem resultados.

5m15s:  O TERCEIRO PRINCÍPIO

SE LIBERTAR DA CONSCIÊNCIA EGOICA RESULTA DO DESPERTAR PARA SUA VERDADEIRA CONSCIÊNCIA COMO ESPÍRITO CONSCIENTE!

Aqui ele vai abordar o fato que muitos pensam que isso é algo muito difícil, demorado ou complexo...

Não se trata de abandonar a mente... isso é um erro. E explica no vídeo. O xis da questão não é a mente, mas  IDENTIFICAÇÃO com o que não é real.
Eu chamo sua verdadeira natureza de Espírito Consciente.

25m:21ª23s: 
Quando  o Espírito que você é se torna consciente  é isso o que o Despertar Espiritual significa.


04) 24m:45s: O QUARTO PRINCÍPIO

VALORES DO DESPERTAR

E explica de antemão que não se trata de valores morais. E que diferentes culturas tem diferentes valores em geral. Cita a americana que enfatiza muito o ter, ter mais bens, dinheiro, saber, poder...
Aos 28 minutos ele fala algo que pode soar como óbvio quando lemos isso, mas fato é que todos vivemos movidos por valores... e fato é que isso nos é inconsciente de modo geral. Ou você saberia dizer na lata por quais valores você se orienta para viver?
Vamos constatar que nossos valores, via de regra, foram absorvidos seja da família, cultura, sociedade, religião – geralmente um mix disso, sem a gente questionar SE eles realmente nos condizem. Ou questionamos uns e aceitamos outros sem nos confrontar se igualmente nos condizem.

2m:10s
Os Valores do Despertar são inerentes ao Espírito Consciente.

E vai citando os Valores começando pela VERDADE, pois ela é a Mãe das demais:
- UNIDADE (a Verdade que somos todos Um em essência).
- LIBERDADE (a Verdade que o Espírito é livre e sopra onde quiser...)
O Espírito valoriza não só a liberdade dele, mas de todos, diz.
E cita os demais dizendo que o Espírito Consciente valoriza
-  A PAZ, O AMOR,  A GRATIDÃO.

Entre outros valores... e diz que essa é a boa nova, ou seja, de que fundamentalmente O ESPÍRITO É BONDADE. Não a bondade humana como a conhecemos, como um valor moral, que supõe uma maldade moral.

Daí ele enfatiza que ao tomarmos consciência de quais valores formam o Espírito, isso transforma nosso jeito de se relacionar e existir e de se mover durante o dia, porque então os valores do Espírito nos guiam, não como algo externo, mas algo que você já é, dentro de si... UM ESPÍRITO (mesmo que ainda inconsciente do que isso representa, digo eu agora em minhas palavras).

O VÍDEO COM A PARTE 1 TERMINA AOS 35 MINUTOS.
Depois inicia com a Parte 2, mas por alguma razão, foi feita uma Parte 2 separada, denominada COMPLETA, talvez não coube tudo no vídeo da Parte 1, ou ficaria muito pesado.

Resumindo seus 3 ensinamentos básicos no vídeo DA PRÁTICA:



DEIXE TUDO SER COMO É – FIQUE QUIETO.

PERGUNTE-SE: QUEM SOU EU? (SEM SE RESPONDER).
VIVA CONSCIENTEMENTE.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário