Jesus Christus

Jesus Christus
Click on Image

domingo, 3 de março de 2019

DIFERENÇA ENTRE CONHECIMENTO E AUTOCONHECIMENTO!



"Maior é o que está em vós do que o que está no mundo" - 1 João 4:4

E o que está em vós é o Atman, o Espírito do Pai, a Verdade e a Vida!

(Atmen é Respirar em alemão - pois é o Espírito que respira em nós, que é Fonte de Vida).


Foram milênios de identificação com o corpo que nos transformaram em humanos, onde nossa identidade resulta de nossa aparência, estudos e meio social em geral. E, sendo assim, seria ingenuidade achar que em meio século sejamos capazes de nos identificar com nosso real SER, o ESPÍRITO DO PAI em nós e assim nascermos de novo DE VERDADE, EM VERDADE E VIDA ETERNA! 

Por outro lado, justo hoje temos este saber LIBERTADOR disponível em todo o Planeta, em várias linguagens, com diferentes técnicas ou métodos para "que o eu humano diminua e o SER DIVINO cresça em proporção na mesma medida"... pois o "eu humano não é digno de tocar os pés deste Ser Divino, nosso Espírito"... mas ele será integrado ao Ser Divino e fará parte eternamente da Glória dos Libertos - isso é um mistério ainda para muitos, mas não para os que já estão a caminho dessa jornada sem volta... de VOLTAR AO LAR DO PAI... um retorno feito com esforço, pois sem esforço não há vitória e o maior esforço que podemos fazer é NOS FOCAR NO REAL EM NÓS... pois, já diz na Bíblia (e diz a Física Quântica hoje em sua linguagem - veja artigo anterior):

- Que lá onde está teu coração está teu tesouro!
- Ou seja: se focamos 99% do nosso tempo na vida humana, saberes humanos, metas humanas, é claro que não vamos atingir a meta suprema de "nascermos de novo"... ou, dito em termos modernos:
- De ativarmos nossa Identidade Divina!

- Sendo assim, saber disso e outros é chave para nos inspirar a este retorno ou a esta transformação,  e saber o que devemos fazer e o que evitar...

- Este saber é, portanto, parte do processo de nos libertarmos das garras do ego humano que quer mais, mais saber, mais poder... sem fim...

- E todo livro, vídeo ou similar que nos inspire nesta jornada interior é de alto valor, pois quem trilha esta via sozinho, sem estar vinculado a um grupo físico precisa também de apoio logístico e hoje há suficiente tanto impresso quanto virtualmente, além de uma Energia Libertadora no ar... que uns chamam de Espírito Santo que é o verdadeiro poder...

- Portanto, ninguém tem desculpa que lhe faltam meios de inspirar sua jornada...
 
- Apenas encontre seu método e meio para realizar a mesma com renovada força, a cada dia... não importa se cair, se parar, retome; importante é não desistir!

- Tenha apenas consciência que precisa de constância para atingir resultados palpáveis, ou você conseguiria ganhar músculos na academia se a frequentasse quando desse vontade??? Ou iria concluir os estudos se faltasse mais da metade do tempo?

- Exatamente a mesma lei se aplica para atingirmos a meta espiritual suprema:
- DE ATIVARMOS NOSSA IDENTIDADE DIVINA!


CONHECIMENTO HUMANO

É toda forma de conhecimento possível de ser entendida via intelecto humano, seja usando mais ou menos 10% dos neurônios, como é o nosso caso.
Isso inclui conhecimentos chamados de sagrados, divinos ou religiosos, que no cristianismo chamam de Teologia!

Esta forma de conhecimento nunca vai ultrapassar a nossa capacidade de uso da massa cinzenta, portanto, sendo bem simples, vou usar o exemplo que uso nestes casos:
- Querer entender algo complexo como a Vida e seus Mistérios com os 10 ou 15 por cento de nosso cérebro equivale a... conhecer 10 ou 15 por cento dos ditos mistérios!
Portanto, vamos parar de nos enganar, achando que se lermos muito vamos poder entender algum tema além de nossa capacidade cerebral.

Os conhecimentos humanos também podemos chamar de horizontais, pois eles são humanos... assim, mesmo que você junte vários saberes, como numa Universidade e fizer um doutorado e criar um novo saber em cima dos saberes existentes, esse doutorado ainda será um saber horizontal... salvo se...

CONHECIMENTO DIVINO OU SUPRA-HUMANO!

Salvo se sua pesquisa envolver algo que o fascine de tal forma, que ao se aprofundar acabe tocando as bordas de um conhecimento do tipo REVELADO!

E isso, acreditem, ocorre com muito mais frequência do que possamos imaginar. Muitos cientistas retiram suas conclusões mais geniais não de conclusões racionais, mas de intuições, sonhos, visões, inspirações... e daí sim, um conhecimento humano sendo fecundado por uma dica vertical (vinda “de cima”), se torna um conhecimento maior, que trará benefícios para a Humanidade como um todo, mesmo que depois o poder do mal, que ainda domina o Planeta, use tais descobertas para o mal... isso, infelizmente é natural num Planeta ainda em poder do mal, mas em vias de ser liberto de forma total.

Voltando ao conhecimento humano: com certeza um cientista ou estudioso que foi a fundo de algo acaba atraindo um conhecimento do tipo revelado porque, enfim, chegou aos limites do seu saber humano... e daí não resta senão atrair um conhecimento superior, supra-humano, suprarracional...

Infelizmente não se usa o mesmo empenho para questionar O SENTIDO DA VIDA, pois senão muitos já teriam tocado o saber supra-humano e liberto os que ainda se dobram a saberes ultrapassados, repassados pelas religiões, que ainda são controladas (sempre foram), pelos que ainda dominam a Humanidade por detrás dos bastidores. Mas iso não desmerece a fé e a boa vontade dos que professam tais religiões e dos líderes inconscientes de tal fato!

E em face deste controle mental amplo e antigo a ponto da maioria achar natural que outros pensem por nós, que regulem o que é certo e errado (e até certa etapa isso de fato é necessário neste planeta onde a verdade foi infiltrada pela mentira para que poucos possam separar onde começa uma e termina outra)... fato é que existe ainda uma terceira via de conhecimento que foi tão combatida no passado que a maioria só de ouvir o nome fica com os cabelos em pé e dez pés atrás; chama-se:


AUTOCONHECIMENTO / GNOSIS / JNANA-YOGA

Leve em conta algo muito importante:

- A Humanidade tendo sido mantida em controle pela Religião até recentemente e depois pela Educação em geral, sempre enfatizando o saber competitivo, agressivo, racional e lógico, o qual não oferece nenhuma chance de realmente DESPERTAR por conta sem ter sofrido um cansaço suficiente, ao ponto de dizer: BASTA! e com isso se abrir para um saber maior, DENTRO DE SI... que seria o conhecimento chamado de:

- Gnosis pela linguagem dos mistérios cristãos e relatados nos Livros Apócrifos; Jnana é um termo hindu exatamente equivalente, e autoconhecimento é um termo moderno para dizer o mesmo,  pois este SABER SECRETO está em cada um! Lembram da parábola dizendo que Deus queria achar um lugar onde SE ESCONDER e se escondeu NO CORAÇÃO DOS HOMENS?

- Esclarecendo: quando falo religião NÃO falo que NÃO valem as palavras ditas por Jesus, Buda, Krishna, Maomé, Lao Tsé, e outros... MAS QUERO ENFATIZAR que nenhum deles realmente fundou uma religião ou igreja propriamente dito.

– Religiões foram formadas mais tarde e mesmo que no início algumas não tenham sido formadas com o intuito de controlar o ser humano e mantê-lo como um escravo obediente, com certeza todas foram infiltradas depois pelos que mantém o planeta cativo há milênios. Mas isso não é o objeto do presente artigo, apenas como argumento para o que vou expor abaixo.

- E também devemos diferenciar uma obediência inteligente, em que para se chegar a um resultado X precisamos realizar práticas Y, de uma obediência cega com o mero intuito de nos manter no padrão do medo e da culpa!


Dito isso vamos avaliar o que seja AUTOCONHECIMENTO!

- É a capacidade de se voltar para dentro e encontrar em si o Espírito do Pai e comungar com ele em segredo, tal como sugeriu Jesus nos seus termos e outros em outros termos.

- O acesso a tal conhecimento, ou seja, de que somos capazes de acessar o Espírito do Pai em nós sem intermediários, pelo menos até que saibamos disso e saibamos como, tem sido combatido não apenas com mortes e punições (como as Cruzadas e Inquisições) no passado, mas atualmente ainda perdura um ranço de medo e horror, provando como foram eficientes as mortes e torturas a ponto de até hoje muitos terem medo de serem considerados “hereges”.

- Já na Índia e Oriente em geral isso é tão natural quanto aqui no Ocidente ir a Igrejas. Sendo que lá também existe o saber horizontal religioso, via igrejas, templos e outros, mas, paralelamente, existe, sem o menor drama, a capacidade de acessar o saber não dos sacerdotes do saber teológico, mas dos LIBERTOS que se uniram AO PAI e podem dizer as palavras que só um liberto do ego pode dizer com autoridade plena:

- EU E MEU PAI SOMOS UM!

- Ora, Jesus disse que nós poderíamos fazer o que ele faz e mais ainda, antevendo que nos tempos futuros suas poucas palavras veladas seriam devidamente decifradas e aplicadas.

- A Bíblia “oficial” apenas nos deixa entrever o que Jesus falou aos Simples, e este saber de longe reflete o saber que ele deixou aos seus Discípulos, que apesar de seu treino, ainda assim, tinham dificuldade de entender um Ser da estatura de Jesus, num ambiente onde os Sacerdotes dominavam o povo sem o menor pudor.

- Além disso, Jesus tinha como meta desmistificar o saber iniciático antigo, cheio de ranços e regras que já não tinham mais razão de ser ao ele instaurar uma nova era no Planeta que agora se encontra em seu estágio pleno:

- A Era da Liberdade... de cada um buscar pelo PAI EM SI EM SEGREDO E EM SECRETO...

- E para isso ele tinha que escolher pessoas normais, comuns e fazer delas pessoas despertas, prontas para comungarem com o Pai sem terem que passar anos em recintos sagrados, cheios de rituais ultrapassados... e isso deixou a todos irritados, tanto aos sacerdotes, quanto aos grupos iniciáticos, quanto aos políticos, pois todos eles iriam perder o poder sobre boa parcela da população...

- Na Índia podemos comparar os Brâmanes com os que se acham os únicos detentores da Verdade e se baseiam em regras e ritos infindos, e em conhecimentos complexos e paralisantes...

- Aivanhov vai mais longe e diz que todo caminho que exige conhecimentos mentais complexos, cheios de “logias”,  seria um saber “luciferiano” pois busca atingir via mental o que apenas se atinge via Coração (dito em minhas palavras). Seria buscar a falsa Luz, em detrimento da verdadeira LUZ. A falsa ascensão, em detrimento da verdadeira...

- Em contrapartida existem os inúmeros LIBERTOS, de diferentes grupos sociais, que proclamavam uma via mais rápida e simples de se atingir A VERDADE, POIS A VERDADE LIBERTA...

- Nesses grupos se inclui o movimento que Shankara organizou, acho que no século Oito, que se denominou Advaita Vedanta (o Saber Último, Pleno, Final)... usando-se métodos ou técnicas ultra simples, perfeitas para almas maduras e cansadas de sadhanas... (práticas diversas), ou de saberes complexos e extenuantes, para atingir a perfeição ou libertação do ego...

AUTOCONHECIMENTO, portanto, é a liberdade de cada um achar um meio de acessar o PAI EM SI, pois o REINO DOS CÉUS ESTÁ EM VÓS... mais próximo que mãos e pés...

E desta comunhão cada vez mais profunda, seja via oração contemplativa, via meditação superior (que seria esvaziar a mente com o intuito do Espírito a usar como tela), seja por qual via for, importa que se atinja ao propósito de comungar com o ESPÍRITO IMORTAL, o ATMAN dos hindus, o Jissô da SEICHO NO IE... enfim, que importa o nome? Importa que se acesse ao SER ETERNO que somos em essência, onde o corpo de carne é apenas isso:
- UM CORPO DE CARNE... que sem o ESPÍRITO seria SEM VIDA!

- Acessar a esta FONTE DA VIDA é que nos torna imortais, mesmo que o corpo morra... mas os que acessaram a esta FONTE ETERNA se tornaram IMORTAIS EM VIDA, morreram antes de morrer dizem alguns...
- Aliás, é  a isso que Jesus chamou que precisamos nascer de novo, mas agora EM ESPÍRITO E VERDADE! Claro, pois em essência somos ESPÍRITO E ELE É A ÚNICA VERDADE, PORQUE É VERDADE VIVENTE! Não feita de letras mortas... pensamentos humanos limitados, que sufocam e “matam o Espírito”...

Em resumo:
- NÃO TEM COMO NÃO PERCEBER QUANDO ALGUÉM ATINGE ESTE ESTADO DE SER!
- Desta “pessoa” emana uma paz, um saber que ultrapassa tudo...
Portanto, qualquer crítica ou análise humana é totalmente ineficiente para tirar a beleza de tal ESTADO DE SER.
Não importa o quanto ainda os cristãos acusem os hindus de serem politeístas, de não terem recebido Cristo...

FATO é que Cristo não é um ser, é UM ESTADO DE SER... 

... alcançado por JESUS em sua expressão maior e abrindo com isso uma brecha PARA TODO O PLANETA PODER REALIZAR O CRISTO, O ESTADO DE SER LIBERTO DO PODER DA CARNE com menos esforço do que no passado recente!

- ISSO É UMA VERDADE RECONHECIDA POR POUCOS... ou seja: que todos os povos e raças se beneficiam DESTE FACILITADOR ATIVADO POR JESUS, ao liberar O ESTADO CRÍSTICO em uma gama até então não existente...

- O ESTADO CRÍSTICO é o que os orientais chamam de ILUMINAÇÃO, se LIBERTAR do ego plenamente, de SER O SER QUE SOMOS EM ESSÊNCIA, e em essência SOMOS O ESPÍRITO DO PAI...

Temos, paralelo a isso, a esta VIA RADICAL E TOTAL, uma via menos radical, onde se acessam dimensões superiores, sendo o termo mais usado ASCENSIONAR... e isso é parte da JORNADA DE VOLTA AO LAR para a maior parte das almas – poucas estão prontas e maduras para darem o SALTO FINAL... DE VOLTA AO REINO PURO, A CASA DO PAI e não as muitas CASAS (DIMENSÕES)...

Jesus teria dito que NA CASA DE MEU PAI HÁ MUITAS MORADAS... ou seja, têm muitas dimensões... sim... e isso é natural e parte da CRIAÇÃO.

PORTANTO:

- SE PARA VALIDAR O CONHECIMENTO HUMANO PRECISAMOS DE EXPERIÊNCIAS EXTERNAS E PROVAS VISÍVEIS...
- PARA VALIDAR O CONHECIMENTO DIVINO PRECISAMOS DE EXPERIÊNCIAS INTERNAS E PROVAS INVISÍVEIS...
... EMANANDO O AROMA DO AMOR, DA PAZ, DA FRATERNIDADE, DA IGUALDADE PARA COM TUDO E TODOS...

Sendo assim:

- PELOS FRUTOS CONHECEREIS A ÁRVORE!
- VOLTEMOS A NOS TORNAR QUAL ÁRVORE DA VIDA...
- QUE FLORESCE NO MEIO DO PEITO, NO EDEN PERFEITO INTERIOR...

- A FLOR DE LÓTUS QUE EMERGE DA LAMA HUMANA É OUTRO EXEMPLO...
- A PEPITA DE OURO QUE JAMAIS É ATINGIDA PELOS "PECADOS HUMANOS"...

Tudo sinônimos para exemplificar que o ESPÍRITO DO PAI não sofre contaminação pelas mazelas humanas e aguarda silencioso e compassivo o dia em que o humano des-cobrir que ele pode ser mais que um humano sujeito a dores, mortes e doenças... SE ELE DEIXAR O ESPÍRITO DO PAI NELE FALAR, VIVER, RESPIRAR E SER!!!

Pessoalmente uso a VIA ADVAITA com seus métodos ultra simples...
Segue link para quem não conhece e quer saber detalhes, fora os que se encontram no artigo em destaque acima, à direita:
- A LENDA DE ARUNACHALA...



Nenhum comentário:

Postar um comentário