Jesus Christus

Jesus Christus
Click on Image

terça-feira, 12 de junho de 2018

PORQUE A GENTE SE FRUSTRA NA VIDA E SOFRE?

SEJA EM RELAÇÕES,
NA PROFISSÃO,
EM VIAGENS,
E EM GERAL?
IMAGEM INTERNET




O maior desafio humano, baseado em minha vida, é quando CONSEGUIMOS PARAR DE BUSCAR FORA O SENTIMENTO DE  SATISFAÇÃO INTERIOR, seja via RELACIONAMENTOS HUMANOS (românticos ou em geral), via PROFISSÃO, via BENS MATERIAIS, e até mesmo via alguma RELIGIÃO ou ORGANIZAÇÃO ESPIRITUAL.

Isso NÃO significa desprezar algum deles, mas apenas lhes dar o devido valor – e isso não conquistamos com o QUERER,  fruto de sabermos que isso é possível ou que é o ideal de vida, ou porque conhecemos pessoas que vivem isso, embora o querer gerado por tais fatores possa ser o START INICIAL, mas, via de regra, o verdadeiro start é gerado pelo SOFRIMENTO  em função de FRUSTRAÇÕES diversas e contínuas, seja em uma das áreas citadas, seja em todas.

Muitas vezes o processo se inicia com a frustração, digamos em relações, daí buscamos a satisfação numa PROFISSÃO, ou pior, em comidas, bebidas, drogas... ou então, buscamos a compensação via RELIGIÃO, MEDITAÇÃO... e nisso também não tem nada de errado, desde que elas o tornem CONSCIENTE que o VAZIO INTERIOR só se preenche com um algo que poderíamos definir com: SENSAÇÃO DO SAGRADO!

SE uma religião ou qualquer outra via espiritual, tenha o nome que tenha lhe der A SENSAÇÃO DO SAGRADO EM TI – aí vamos, pela primeira vez, nos sentirmos saciados, sem necessidade de projetar numa relação, filhos, profissão, viagens, comidas, bebidas O VAZIO, A FOME INTERIOR. Esta Sensação do Sagrado (como a defini há muitas décadas), vai ganhando contornos cada vez mais claros e maior profundidade na medida em que entendemos que SE ALGO NOS SATISFIZESSE PLENAMENTE FORA, JAMAIS IRIAMOS BUSCAR PELO SENTIDO MAIOR DA VIDA... DENTRO! EM NOSSO INTERIOR!

Por outro lado, o caminho da negação praticado por todas as religiões, negar o valor de uma relação, de uma comida, de uma profissão, geram um vácuo que um dia vai se "vingar", seja numa próxima vida (para quem acreditar - ou na futura geração para quem não acredita em reencarnação) e buscar compensar - talvez de modo doentio, tal vácuo, via algum filho, neto, etc.! Por isso é importante viver um quantum mínimo em tudo e SE TORNAR CONSCIENTE quando esta quantidade não causar satisfação, SE não é hora de buscarmos focar NA SATISFAÇÃO INTERIOR. 

E voltando ao presente, ao atual, podemos constatar que projetamos muita expectativa em familiares como pais, filhos e relações românticas, ou seja, queremos que eles preencham nosso VAZIO interior - daí os monopolizamos, mal damos liberdade deles terem sua vida, sua forma de ser e de se expressar e acabamos gerando uma cadeia EXTRA de sofrimentos a OUTROS SERES, fora nós! Isso NÃO significa que a gente não deva esperar carinho e respeito em troca, mas quando não recebemos tais de quem esperamos ou na quantia que gostaríamos, precisamos ver SE o problema somos nós e NOSSA EXAGERADA EXPECTATIVA, ou, se, de fato, eles não tem mais para dar - e daí podemos nos conformar ou checar se há algo neles que possamos ajudar. Talvez estejam bloqueados e fomos colocados no caminho para os ajudar e nos ajudar!

Há situações diversas, como: a mulher que se sente mal amada busca compensar isso com filhos e os mima ou os faz sofrer com excesso de expectativa - esperam tudo deles que o "marido" não consegue dar ou com comida, que é outro escape natural da mulher; já o marido joga sua frustração na profissão, bebidas ou com amigos. Portanto, um dos maiores problemas causados PELO VAZIO INTERIOR é que ele faz com que a gente busque compensar o mesmo COM ALGO EXTERIOR e de forma EXAGERADA! Causando dor a si, aos outros e o pior: gerando uma CORRENTE DE DOR que vai ser perpetuada pelos filhos, netos... OU SEJA: ALGUÉM PRECISA QUEBRAR TAL!
E para isso, na maioria das vezes, precisamos buscar ajuda psicológica:
- Ou seja: quando ocorre uma frustração real porque não recebemos um mínimo de retorno.

Por outro lado, um psicólogo deveria (mas a maioria não saberia) identificar de qual FRUSTRAÇÃO se trata: se esta personalidade ainda precisa viver certo nível de satisfação pessoal, seja na relação, na profissão, etc. OU SE É HORA DELA SE VOLTAR PARA O INTERIOR  e buscar DENTRO SUA SATISFAÇÃO MAIOR.
Pois, do mesmo modo que um vácuo gerado por níveis baixos demais de satisfação na vida pessoal em geral vão apenas atrasar a jornada interna no futuro, igualmente uma tremenda de uma frustração se "curada" pode atrasar chegar ao "fundo" e iniciar a busca por satisfações mais espirituais. Entenderam? Por isso o famoso Paracelsus não curava qualquer pessoa, pois, muitas vezes, uma doença permitia que aquela pessoa chegasse no fundo do poço para iniciar um modo de vida mais profundo, menos superficial! E isso vale para frustrações - em nossa sociedade de consumismo, são as frustrações que estão gerando um despertar, diria com minha percepção pessoal.

Portanto: é  igualmente importante que CADA PESSOA contabilize um certo NUMERO E NÍVEL de satisfação no plano material, como no afetivo e espiritual de modo geral, para que ela, JUSTAMENTE, chegue a conclusão, em algum momento de sua vida, POR SI, que, curiosamente, tais satisfações NÃO A SATISFAZEM PLENAMENTE!!! Falta algo... e daí, somente daí esta ALMA ESTÁ MADURA para buscar O ALIMENTO ESPIRITUAL! E podem decorrer vidas ou décadas até isso se estabilizar e mesmo ela SABENDO DISSO TUDO TEORICAMENTE, ainda podem decorrer vidas ou décadas!

E embora isso possa soar frustrante, devido a famosa QUEDA  E OUTROS FATORES, levamos muito mais tempo que o seria o normal, para aprendermos LIÇÕES BÁSICAS DA VIDA, porém, por outro lado, há um lado positivo, que significa, que teremos tomado o fel em sua dose letal e jamais nossa alma vai buscar preencher novamente o ETERNO com o EFÊMERO! (Isso é dar Vinagre para a Alma em linguagem cristã simbólica, onde Jesus representa nossa Alma e Cristo A CONSCIÊNCIA DO ETERNO, simbolizado pelo PAI). E isso, repito, não significa desprezar o valor de uma bela relação a dois, de uma profissão prazerosa, de uma boa comida, de fazer viagens e apreciar a beleza de diferentes lugares, enfim, de se maravilhar com tudo que nos traga alguma satisfação... pois todos estes elementos (relação, profissão, viagens) e suas satisfações ainda que efêmeras, são as sombras do ETERNO... e por isso meio que nos viciam SE AINDA NÃO encontramos A FONTE DO ETERNO, seja por qual via for.

MAS uma vez encontrada a FONTE DO ETERNO podemos usufruir dos seus REFLEXOS NA MATÉRIA, de forma LIVRE, sem APEGOS, sem expectativas doentias, e assim nosso parceiro ou parceira, nossa profissão melhor ou pior, as viagens, mesmo que nos frustrem porque ainda somos humanos, não gerarão mais  frustrações profundas, intensas, apenas normais... com as quais saberemos lidar cada vez com mais SERENIDADE!

EIS O GANHO DA MATURIDADE ESPIRITUAL!
Ela nos faz ficar mais serenos, mais amenos, menos ansiosos pelo dia de amanhã, seja no plano afetivo, material ou espiritual.
E o melhor: ela nos faz sentir satisfação profunda pelas coisas mais simples, como ver um amanhecer, comer um pão com manteiga, apreciar a graciosidade de algum animal, e até mesmo serviços simples se tornam uma espécie de meditação natural!


Nenhum comentário:

Postar um comentário