Jesus Christus

Jesus Christus
Click on Image

domingo, 7 de agosto de 2022

RAMANA MAHARSHI - RELATO DO PROF. K. SWAMINATHAN

 ENGLISH + PORT-BR

Prof. Swaminathan – image

 

RELATO do livro FACE TO FACE (FACE A FACE) WITH/COM RAMANA MAHARSHI

Lembrando que tenho o livro citado – detalhes aqui, no Relato de Wolter Keers (há outros Relatos postados aleatoriamente).

Segue link do relato original em inglês - tradução segue após links.

SIR K. SWAMINATHAN ABOUT RAMANA MAHARSHI

http://greatmaster.info/ramanamaharshi/bhagavanreminiscences/reminiscenceramana1-39/

AUDIO VERSION ABOUT THE REPORT

https://www.youtube.com/watch?v=9S7lN5c8e4A

Segue a tradução via DeepL - versão gratuita - com revisão básica do blog e inserção de títulos para facilitar a leitura.

Não deixe de ler alguns comentários de Ramana sobre a Bíblia e outros ensinamentos e vias. 


Reminiscências de Ramana Maharshi

 - Prof. K. Swaminathan

43 [Relato 43 do livro FACE TO FACE]


DETALHES DA CARREIRA DO PROF. K. SWAMINATHAN

O Prof. K. Swaminathan (1896-1994) ensinou inglês no Colégio da Presidência, Madras. Ele foi o editor-chefe da monumental obra de 100 volumes coletados de Mahatma Gandhi, e durante algum tempo editou The Mountain Path. Ele foi autor de Sri Ramana - The Self Supreme, e para o National Book Trust ele foi autor de Ramana Maharshi. Traduziu para o inglês as 1282 estrofes de Muruganar de Guruvachaka-Kovai e 1851 versos de Ramana Sannidhi Murai. Em suas cartas ao Ashram, ele se dirigia a Sri Ramana como Ammaiappa - aquele que combina os atributos de mãe e pai, e assina como 'Ramana sei' - o filho de Ramana. Ele foi agraciado com o Padma Bhushan em 1972.


O GURU OCIOSO

Falaram-me de Bhagavan em 1927, mas então eu não estava interessado em alguém sentado quieto e sem fazer nada quando tanto precisava ser feito para mudar este mundo louco e ruim, e Mahatma Gandhi acariciava a terra fazendo tantas coisas 'socialmente relevantes'. 

Em 1940, eu tive muitos problemas e conflitos mentais desconcertantes. Sir P.S.Sivaswami Iyer, meu paterfamilias após a morte de meu pai, me aconselhou a tomar uma série de lições sobre a Brahma Sutras de um grande pandit sânscrito em Bangalore. Então pude ver que por trás dessa aparente preguiça de Bhagavan havia algo muito profundo. E, disse aquele homem, isto não é mera teoria, você vai a Tiruvannamalai e vê por si mesmo.

Como alguém profundamente interessado em poesia, eu li os poemas de Muruganar [No.53] e disse a mim mesmo, bom Deus, o homem que poderia inspirar este tipo de poesia é divino. Isso me comoveu completamente; Muruganar me converteu completamente. Então, quando Grant Duff [No.7] veio para minha faculdade, eu o levei por aí. Depois de passar uma semana com ele, ele me perguntou casualmente: "Você já viu Ramana Maharshi?".  Eu disse a mim mesmo, aqui está um inglês mergulhado na filosofia italiana me contando sobre o Maharshi. Senti vergonha, e fiquei envergonhado. Todos estes acontecimentos convenceram o obstinado camelo de que o oásis de que ele tanto precisava estava próximo e fácil de alcançar.


DECISÃO DE VISITAR RAMANA

Quando eu contei a Sir Sivaswami sobre minha decisão de visitar o Ashram, ele disse, você é um jovem com muitas responsabilidades; quando você for para Bhagavan, será varrido de seus pés e cairá num abismo. Não vá sozinho, amarre-se em muitos laços; leve alguém de quem goste, a quem esteja apegado, para abraçá-lo. Por isso levei minha esposa e dois de meus alunos comigo.

Swaminathan jovem com Ramana ainda jovem

Maharshi não me privou de nenhuma das pessoas ou prazeres que me eram queridos. Ele as deixou todas comigo, enriquecidas e santificadas. Shakespeare, Keats, Wordsworth e a Bíblia significaram muito mais para mim quando iluminado pela luz que ele derramou sobre tudo o que viu. A partir da Bíblia, ele muitas vezes citou as passagens chave como: Fique quieto e saiba que eu sou Deus; o reino de Deus está dentro de você; meu Pai e eu somos um só.

Blog: Swaminathan quis dizer que quando ouviu os comentários de Ramana sobre suas citações dos três poetas e da Bíblia, tudo ficou mais claro.


PRIMEIRO DARSHAN (VISÃO DA VERDADE)

Meu primeiro darshan do Maharshi, em 29 de setembro de 1940, foi o evento mais memorável de minha vida. O último darshan ocorreu quinze dias antes de seu mahanirvana, em 14 de abril de 1950. No meio, durante muitos fins de semana e férias universitárias, visitas repetidas ao Ashram me mantiveram (como feitiços de sono sonoro me mantêm) em saúde, felicidade e eficiência esticada. A felicidade pura que eu desfrutava era a de uma criança quando se sentava com segurança no colo de sua mãe.


SUA IMPESSOAL PODEROSA PRESENÇA PESSOAL

Bhagavan era uma Impersonalidade perfeita, como o sol no céu ou como a luz do dia despercebida em uma câmara interior. Este ser impessoal de repente se tornaria uma Pessoa cheia de poder sátvico, altamente humana, encantadora, semelhante a uma mãe, que poderia comunicar com aguda precisão sua própria Consciência Bem-aventurança a outras pessoas de acordo com suas necessidades e estados de ânimo. O sol agora se punha e brincava conosco como a luz da lua para iluminar a mente, ou como o fogo em casa para cozinhar nossa comida.

Blog: Sattva ou Satva, termo indiano, significa o mais puro, e isso se aplica a tudo, inclusive a alimentação sátvica - também ao mais puro saber - etc.


RAMANA DISCORRE SOBRE SÁBIOS E POETAS OCIDENTAIS

Bhagavan ouviu como uma criança passagens das peças de Shakespeare e das cartas de Keats e revelou de forma rápida e convincente a verdade universal em cada flor única em sua própria beleza. Na carta de Keats sobre a "capacidade negativa", seu comentário de passagem foi:

 "Então há Upanishads em inglês como em sânscrito". 

Depois que uma passagem de Shakespeare foi lida, discutida e devidamente elogiada, Bhagavan disse: "Shakespeare, o Self, gostou de escrever isto, para que, nascido de novo como nós, ele pudesse gostar de lê-la". Não é à toa que Bhagavan não só permitiu e encorajou Muruganar em suas copiosas efusões, mas também muitas vezes se juntou a ele para jogar o grande jogo de rimas e quimeras em palavras que dobram uma alegria comum. Ele não foi o único gerador de milhares de poemas maravilhosos de Muruganar e tantos outros?


RAMANA SOBRE GANDHI

Bhagavan muitas vezes equiparou Gandhi com Hanuman, o humilde e heórico servo de Sri Rama. Ele disse uma vez: Nós dizemos que Hanuman é chiranjivi (imortal). Isso não significa que um certo macaco continue vivendo para todo o sempre. Significa apenas que sempre haverá na Terra alguém que serve Rama como seu Gandhi faz agora.


KARMA-YOGA NA VERSÃO DE RAMANA 

Uma vez Rangachari, um professor de Telugu em uma faculdade Vellore, perguntou a Maharshi para explicar o carma de nishkama (ação sem desejos). Não houve resposta. Depois de um tempo, o Maharshi subiu a colina seguido por alguns devotos e Rangachari. Havia um ramo grosso, forte e espinhoso deitado no caminho que o Maharshi pegou e começou a trabalhar. Os espigões foram cortados, os nós foram suavizados e a superfície foi polida com uma folha áspera. Horas de trabalho duro e cuidadoso resultaram em um belo bastão que Maharshi apresentou a um pastor de passagem que parecia desanimado por ter perdido seu bastão. Rangachari confessou que havia aprendido uma nova lição na arte de ensinar, pois esta silenciosa demonstração prática foi a resposta perfeita do Sábio à sua pergunta sincera.

Blog: Na Índia existem 7 caminhos para se chegar ao SER SUPREMO - um deles se chama Karma-Yoga (Yoga = a União; no caso a união é sempre com o Divino, o Supremo). No caso, o rapaz acima perguntou a Ramana para explicar como funciona o caminho ou a via da Ação sem Desejo (esta é a forma correta de usar esta via) - e Ramana usou de uma AÇÃO DESAPEGADA, para explicar a via citada - portanto, bingo! 

Detalhe: Esta é a forma correta de PRATICAR CARIDADE, ou seja: com desapego. O termo desapego nas palavras de Jesus: Que sua Mão Esquerda não saiba o que fez a Mão Direita! Portanto: o Caminho da Caridade é uma via Poderosa desde que não se use tal para se engrandecer (fazer crescer o ego).


RAMANA CONTESTA JUNG

Em um artigo, o famoso psicólogo suíço Carl Jung contrastou Sri Ramakrishna e Sri Bhagavan e viu nesta sucessão o avanço progressivo de bhakti para jnana. Ao ouvir isto, Bhagavan imediatamente se sentou ereto e protestou contra a comparação, dizendo: 

Quando se chega ao topo da montanha, não importa de que lado e por qual caminho, conhece-se e compreende-se todos os outros caminhos. O que Sri Ramakrishna não sabia?


RAMANA DEFENDE A VIA DE GANDHI

De maneira semelhante, ele depreciou a comparação de alguns devotos entre si como um jnani e Mahatma Gandhi como um karma-yogi. O olho que vê e a mão que trabalha são como órgãos de uma mesma eterna bondade. Bhagavan viu apenas adhyatma sakti (o Poder Supremo) trabalhando em todos os lugares. Pessoas diferentes desempenham funções diferentes; organizá-las em uma ordem de mérito é "a maldade do ego".

Blog: Os exemplos citados por Ramana acima, seja da Via da Bhakti-Yoga  (Via da Devoção) seguida por Ramakrishna, ou da Karma-Yoga (Via da Ação Desapegada) por Ghandi, ele diz qual a diferença da forma como se chega ao pico de uma montanha?

O mesmo digo eu quando diferentes religiões se julgam as únicas que levam a Deus. Ora, e um DEUS-PAI-AMOR teria preferências? Isso é coisa de humanos que humanizam Deus com suas mazelas, teorias e egolatrias! O que conta é a PUREZA DE INTENÇÃO E A PUREZA DO CORAÇÃO, todo o resto é irrelevante, coisa do ego.


RAMANA E O PODER DIVINO EM AÇÃO

Sri Bhagavan preferia falar em Tamil, Telugu ou Malayalam. Mas ele corrigia os erros de tradução em inglês. Ele usou a frase "atividade divina automática" enquanto explicava o prarabdha através da analogia do ventilador elétrico que continua a ficar lento antes que ele finalmente pare. E acrescentou sorridentemente: "Mas você pode pará-lo imediatamente com um bastão, se quiser".

Blog: É preciso entender algo que diferencia um LIBERTO de um que possui PODERES PSÍQUICOS. Um LIBERTO age por meio da ATIVIDADE DIVINA AUTOMÁTICA - isso todos explicaram a seu modo e quem já viveu fases de profunda comunhão com o SELF SABE disso por experiência de primeira mão. Portanto:  Ramana não ativa poderes para entender um idioma estranho - ou para realizar supostos milagres - tudo isso ocorre POR CONTA DO SER - do qual ele, o corpo, apenas é o INSTRUMENTO PURO. 

Os que possuem Poderes ativam tais via INTENÇÃO, e por mais pura que seja, uma intenção praticada pelo ego via de regra cria carmas - de um modo ou de outro. 

Prova de tal ATIVIDADE AUTOMÁTICA também foi Jesus, que quando queriam atribuir milagres a sua ação, dizia que O PAI FOI QUEM FEZ. Jesus usava o termo Pai para designar O SER SUPREMO - a quem ELE SERVIA DE FORMA PURA como Cristo, O UNGIDO PELO PAI - não mais como o ego Jesus! Por isso o correto é dizer: Jesus, o Cristo. Ou Cristo Jesus, pois a personalidade humana tem seu mérito nisso: o de permitir ser USADO COMO INSTRUMENTO FÍSICO, via falar, agir, pensar e sentir.


RAMANA E SEU RESPEITO POR TODOS E POR SUA VIA

Apesar da profunda reverência do Maharshi e sua frequente referência aos deuses, sua preocupação predominante era com a jnana impessoal. Ele também manteve um silêncio estrito sobre questões irrelevantes e especulativas, como a natureza de Deus. Isto o aproxima do Buda. Em sua técnica de autoinvestigação, a exploração da consciência, que dá energia e significado a toda a vida humana e quebra as barreiras entre o sagrado e o secular, ele se assemelha ao cientista.

Blog: Algo que causou grande impacto em todos foi a forma impessoal como Ramana respeitava a via de todos e quando ele "via" (sabia) que uma alma não estava madura para seguir sua via (Jnana-Yoga - União via Autoconhecimento x Autoinvestigação... sobre quem é o eu), ele sugeria práticas que, via de regra, não usava, tais como: mantras, adoração a deidades... pois, tal como respondeu Krishna certa vez a Arjuna sobre o tema, ao este lamentar que as pessoas adoravam deuses ao invés de adorar Krishna (Krishna como símbolo do Ser, Self) - Krishna respondeu: 

Cada um me serve como pode e se for com oferendas de sementes e flores, eu as aceito! Ou seja: importa a PUREZA DA AÇÃO! Gravem isso por todo o sempre! Uma alma progride em qualquer via, desde que o faça de forma pura. E quando chegar a hora de galgar outra via, por aquela ter cumprido com sua função, a alma vai ser encaminhada na nova direção!


A PAZ QUE SUPERA MIL AÇÕES

A experiência da paz conferida pela presença do Maharshi, testemunhada por tantos devotos, está de acordo com sua resposta a um visitante que perguntou qual dos muitos professores espirituais ele deveria seguir: "Escolha aquele guru de quem você recebe santi (paz)". O Maharshi gostava muito da história de Tattvaraya que compôs um bharani em honra de seu guru e convidou uma assembleia de homens cultos para ouvi-lo. Os pandits levantaram a objeção de que um bharani só poderia ser cantado em honra de um guerreiro que matou mil elefantes e certamente não em honra de um mero asceta. Então o poeta disse: "Vamos todos ao meu guru e resolvamos o assunto em sua presença". Eles foram até o guru e o poeta relatou a objeção dos panditas. O guru ficou em silêncio e todos os outros também. Assim passaram os dias, sem que nenhum deles pensasse em nada. No final da longa e silenciosa sessão, o guru fez um leve movimento de sua mente e a assembleia declarou com uma só voz: "Vencer mil elefantes não é nada diante do poder deste homem para sufocar os elefantes covardes de nossos egos". E eles conclamaram Tattvaraya a proceder à leitura de seu bharani.


RAMANA E SUA VIA

A missão especial de Bhagavan era convencer a todos e a cada um de nós que, por autoinquérito, 'Quem sou eu?' (seu brahmastra), e autorrendimento, qualquer um de nós pode e deve viver com segurança, conforto e felicidade em ambos os mundos, o atemporal e o temporal.

Blog: O acima resume de forma breve, o fato que Ramana nunca pedia para alguém deixar sua vida pessoal de lado - nem sua profissão - dizia que o Caminho podia ser seguido dentro do mundo, sem ser do mundo... usando um termo que muitos conhecem, mas não entendem. E que dando prioridade interior ao Caminho, o exterior iria se tornar menos árido, árduo, tal como dizem todos os sábios e a Bíblia em sua frase: 

- Buscai em primeiro lugar o Reino dos Céus (em ti), e todo o mais vos será dado por acréscimo! 

Isso NÃO significa não dar prioridade às tarefas mundanas - pelo contrário, Ramana era exímio e perfeccionista em tudo - sabendo que honrar a Vida significa não desmerecer nada e ninguém. Nenhum dos Reinos... e há exemplos abundantes na vida dele PROVANDO tal... como o fraco relato abaixo, mas que irá ilustrar o acima dito.


RAMANA E O EPISÓDIO DO CACHORRO

Bhagavan conseguiu ser um amigo de todos - santo ou pecador, príncipe ou camponês, erudito ou ignorante, vaca, cão ou macaco.

J.C.Molony, I.C.S. (um colecionador distrital) notou como seu cão de caça preferia a companhia do ermitão à sua. Ele registra: Depois de visitar o sábio na colina, quando cheguei ao meu acampamento, um de meus cães estava desaparecido. À noite, chegou o homem santo que conduzia o fugitivo em uma corda. O sábio disse: "Ele voltou para mim e eu deveria ter gostado de ficar com ele. Mas por que eu deveria roubá-lo de você"?

Mulheres e harijans não eram menos bem-vindos ao seu círculo encantado. Bhagavan deu liberdade a todos para desfrutar de sua saameepya (proximidade, proximidade), e de sua soulabhya (fácil acessibilidade).


RAMANA E O EPISÓDIO DO ALDEÃO

Uma vez, nos anos 40, eu estava sentado do lado de fora do salão com muitos devotos. Bhagavan estava reclinado em um sofá. Um grupo de aprendizes pandits (sábios aprendizes), discutia passagens dos Upanishads (Bíblia Indiana, contendo vários Livros, que são explicações sobre os VEDAS - real conhecimento indiano), com grande entusiasmo e profundidade. Todos, incluindo Bhagavan, pareciam estar ouvindo atentamente a interessante discussão quando, de repente, Bhagavan se levantou do sofá, andou alguma distância e ficou de pé diante de um aldeão que estava de pé, com as palmas das mãos juntas. Todos os olhos se voltaram para Bhagavan e para o aldeão que estava de pé à distância. Eles pareciam estar conversando. Logo Bhagavan voltou ao seu sofá e a discussão foi retomada.

Por curiosidade de saber por que Bhagavan teve que sair para encontrar um aldeão, eu me afastei da discussão e peguei o aldeão antes que ele deixasse o Ashram. Ele me disse que Bhagavan estava perguntando por que eu estava tão distante e também perguntou meu nome, sobre minha aldeia, o que eu fiz, e sobre minha família, etc. Eu perguntei: "Perguntou-lhe alguma coisa?" O aldeão respondeu: "Quando lhe perguntei como eu poderia ganhar suas bênçãos, ele perguntou se havia um templo em minha aldeia e o nome da divindade do templo. Quando lhe disse o nome da divindade, ele disse: "Continue repetindo o nome da divindade e você receberá todas as bênçãos necessárias".

Voltei para a presença de Bhagavan, mas perdi todo o interesse nas discussões. Senti que a simples humildade e devoção de um camponês havia evocado uma resposta muito maior de nosso Mestre do que qualquer quantidade de aprendizado. Decidi então que, embora estudioso por profissão, eu deveria permanecer sempre um camponês humilde e ignorante de coração e rezar pela graça e bênçãos de Bhagavan.

FIM DO RELATO


Extratos de poemas de Swaminathan

Sri Ramana - o Auto-Supremo

Você é o perfeito, um louvado do velho The Gita's Jnani, o Jivanmukta de "A Jóia da Discriminação" [ele compara Ramana a um louvado de um livro sagrado[.

Inativo Fazedor de todas as ações feitas

Não desejando nenhum desejo e não tomando nenhum partido 

Testemunho contemplativo das coisas que passam estabelecido em

Satchidananda 

[Sat: Sabedoria Chit: Consciência Ananda: Bem-aventurança]

Nada tópico, temporal, novelesco

Nenhum barulho, nenhuma luta e nenhuma mudança 

A estrela Polar, Verdade, para sempre a mesma.

[Alegando que Ramana vivia a VERDADE IMUTÁVEL - ETERNA]

Subida íngreme é o caminho que você percorreu 

Para a brilhante montanha da verdade 

Subida íngreme, mas curta, reta e clara 

Livre da escuridão, da confusão e do perigo.

[A via da Jnana, Autoconhecimento, é reta, direta, e por isso tão pouco usada]

Rocha de fé, Ó Alvorada da Esperança, Criança da Caridade, Sábio Sagrado,

O Presença silenciosa na Montanha,

O Tigre brilhante de olhos ardentes! 

Você nos procurou, e nos pegou;

Não nos abandone; consuma-nos completamente; Sri Ramana de Aruna.




<<< O >>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário